domingo, 29 de março de 2015

Super Mario World CD - MSU-1


It's me, Mario! Chegou a vez de Super Mario World, depois que vários jogos do SNES receberam a sua versão com a trilha sonora remasterizada com qualidade de CD, receber um merecido tratamento em sua trilha, utilizando-se da capacidade do chip MSU-1.

De início, fica difícil imaginar que seja possível melhorar as músicas que já são clássicas, e, para muitos, nunca uma versão remixada superará a original, talvez, pelo quesito nostalgia que, muitas vezes, fala mais alto.

Pois bem, jogar o Super Mario com as suas músicas originais todo mundo já deve ter jogado por zilhões de vezes, assim, se a nova versão não conseguir superar a antiga, ao menos terá uma oportunidade de se divertir com uma trilha diferente, dando mais um motivo para finalizar o game mais uma vez.

O jogo conta com versões remixadas e orquestradas de vários temas clássicos, sempre tentando deixar o mesmo feeling da trilha clássica.

Tudo isso é possível graças ao desenvolvimento  do chip especial MSU-1 - feito por Byuu -, que possibilita inserir vídeos e áudios em qualidade de CD aos jogos de SNES. Esta versão modificada de Super Mario World foi desenvolvida por Con.

Confira o resultado:

Você pode jogar no diretamente no Super Nintendo, desde que possua o flashcard SD2SNES, ou no PC, utilizando o emulador BSNES.

Download (rom patcheada): Clique Aqui!
Download: (emulador bsnes v.70): Clique Aqui!

Para jogar no SD2SNES, basta descompactar e copiar a pasta para o cartão SD. No SNES, vá até a pasta copiada no SD e abra o arquivo "smw_msu1.sfc".

Para jogar pelo emulador BSNES, descompacte e abra o arquivo "smw_msu1.sfc" presente dentro da pasta descompactada.

Outros MSU-1 Hacks:
Donkey Kong Country 2 CD
Mega Man X CD
Rock N' Roll Racing CD
The Legend of Zelda - A Link To The Past CD

5 comentários:

  1. muchas gracias ! desde españa ,no se hablar portugues pero leerlo puedo y sigo mucho tu pagina
    un saludo ,obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Vou te dizer que de todas as versões MSU-1 que você postou até hoje, essa é a primeira que eu não gostei. As músicas não encaixam uma com as outras nem com o jogo. A transição entre elas não é suave como nas do jogo original, são um tanto bruscas. Mas separadas, tem algumas que são muito boas. Essa é a segunda que passo, depois da o Rock'n Roll Racing. :p

    Agora uma dúvida cara,s e alguém souber me responder seria ótimo. O emulador que uso é o RetroArch Nightly e a core do bsnes só consegue ler o Mega Man X porque tem o arquivo manifest.bml. Algém sabe como gerar esse tipo de arquivo a partir do arquivo .xml das outras versões? Ou alguma forma do RetroArch ler essas versões mais novas?

    ResponderExcluir
  3. Foi ótimo visitar está este blog, muitas lembranças boas, passávamos a madrugada jogando Top Gear 2, eu e meu pai, ano passado vendi minhas fitas pra um colecionador... Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Cara... A primeira vez que ouvi falar desse MSU para SNES, eu achei que isso faria alguma modificação (substituição) dos instrumentos originais do SNES por outros mais realistas, mas não demorou muito para a ficha (no caso a minha) cair e eu perceber que eram apenas músicas remixadas e arranjadas por fãs.

    Não querendo desmerecer o trabalho deles (que por sinal é ótimo na maioria dos games), mas sei lá, eu tava numa felicidade só imaginando que o MSU faria a substituição dos instrumentos automaticamente e independente do jogo que eu carregasse, daí eu fiquei imaginando o mar de possibilidades de jogos para jogar novamente.

    Queria tanto jogar o Top Gear, Axelay, Castlevania IV + Dracula XX, Donkey Kong 1, 2 e 3, etc...

    O jeito é esperar a galera lançar e conferir o bom trabalho.

    ResponderExcluir
  5. valeu ai bom trabalho deu tudo certo mais dá umas travadinhas em ves enuado mais nada que interope a diverção ..... :D

    ResponderExcluir

Lembrando que as suas visitas e agradecimentos são o nosso incentivo, ajude-nos a divulgar o blog... A sua ajuda é muito importante para nós!! E não se esqueça de add nosso blog aos seus favoritos!