domingo, 3 de janeiro de 2016

Protoman 21XX

Gênero: Aventura
Ano: 2014
Fabricante: Capcom
Hacked: XStuff

A história de Protoman começa antes mesmo da história de Mega Man. Foi o primeiro robô humanoide com inteligência artificial similar à humana desenvolvido pelo Dr. Light, muito antes dos acontecimento de Mega Man 1, em 200X. Por ser um protótipo, o primeiro de uma linha de criações, Protoman foi o teste da tecnologia de seu criador. Foi uma experiência. Deste modo, sua criação não foi perfeita. Logo alguns defeitos de manutenção e da geração de energia foram detectados por Dr. Light, que pretendia proceder com os devidos consertos.
Protoman recusou-se a ser consertado. Por ser o primeiro, também não existiam outros robôs com personalidade tal como a sua. As outras criações de Dr. Light eram apenas máquinas sem IA, e sendo assim, nunca conseguiu interagir com nenhum outro de sua espécie. Ao ouvir a proposta de manutenção de seu criador, Proto imaginou que ao ser desmontado para conserto, deixaria de ser ele próprio, perderia sua identidade e se transformaria em mais um robô comum, sem personalidade.

Diante da insistência de Dr. Light para ser consertado, Protoman então decidiu fugir do laboratório e sair para o mundo, tornou-se um andarilho solitário, viajando por vários locais. Eventualmente, os avisos de seu criador se concretizaram. Algum tempo depois, seu sistema de geração de energia sofreu uma pane e ele se desligou. Morreu por um tempo

 O nome original de Protoman, nas versões japonesas, é Blues. Foi alterado na versão ocidental por motivos óbvios, pois ele é vermelho. No entanto, a rima dada por Kenji Inafune, o criador da série, para o nome dos personagens se perdeu. Como é de conhecimento, o nome original de Megaman era Rock (depois Rockman ao receber armas) e sua irmã chama-se Roll, como continuou para esse lado do Pacífico. Desta maneira, ao conceber o irmão da dupla Rock e Roll, seu protótipo, o nomeou de Blues. Blues é um gênero musical criado nos Estados Unidos no início do século XX - parente do Jazz - e é considerado o berço do Rock'n Roll. Foi no Blues que os percursores do Rock, como Chuck Berry, Do Diddley e Jerry Lee Lewis se formaram musicalmente.

Alguns anos de sua "morte" se seguiram até que seu corpo, sem "vida", foi encontrado por Dr. Wily, e reativado pelo já ex-assistente de seu criador. Com ódio de Light por ter sido uma construção incompleta, aceitou se submeter a uma atualização pelo grande vilão desde que sua personalidade e memórias fossem mantidas. Recebeu um capacete e um visor para que conseguisse esconder sua identidade de seu criador. Com o anonimato também recebeu armas, e se tornou um robô de combate, Infelizmente, seu corpo não estava preparado para tal atividade, e foi necessário também utilizar um escudo para evitar danos maiores devido a sua fragilidade, o que também o obrigou a desenvolver um estilo de luta próprio, baseado em atirar e correr.

No final de 200X, Dr. Wily acenou uma reconciliação com Dr. Light, que voltaram a trabalhar juntos para construir o super-robô Gamma, além de novas oito unidades robóticas para guardarem determinadas peças-chave de  bandidos. Durante os trabalhos, os guardiões se rebelam e fogem com os componentes, impedindo que Gamma fosse completado. E liderando os rebeldes estava Protoman, escondido sobre uma máscara e utilizando o nome de Break Man.

Seus encontros com seu irmão, Megaman, durante as batalhas, e a traição final de Dr. Wily abriu os olhos de Protoman. Ao término da última batalha, a fortaleza do vilão veio abaixo, com destroços caindo atingido Wily e Megaman. No último segundo, Proto entra em cena e resgata seu irmão da morte certa, o deixando inconsciente no laboratório onde ambos haviam sido criados. Diante deste evento, Dr. Light reconhece o assobio característico e revela finalmente a identidade do salvador: irmão de Megaman e Roll.

Após o resgate final dos últimos eventos, Protoman definitivamente entrou para o hall dos grandes heróis da Capcom. Quando alguns anos mais tarde o renomado cientista russo Dr. Cossack se rebelou contra a humanidade, Megaman estava prestes a exterminá-lo quando, novamente no instante decisivo, Protoman apareceu com Kalinka. Kalinka era a filha de Cossack que havia sido raptada por Wily, que havia chantageado seu pai para que ele criasse os novos robôs e enfrentasse Light. Com a intervenção de Proto, Megaman descobriu a trama e pôde combater o real inimigo.
Logo depois ocorreu talvez o principal fato da vida de Protoman: Dr. Light foi raptado em seu laboratório e um cachecol amarelo deixado no local, indício de quem seria o responsável pelo sequestro. Megaman saiu em investigação encontrando face a face o raptor, tentou negociar mas foi brutalmente atacado. Quando estava prestes a ser morto foi salvo pelo seu irmão mais velho - que se encontrava também aprisionado por Wily - expondo que quem havia sequestrado Light era, na verdade, Dark Man, um robô criado por Wily capaz de se transformar em Protoman. Ainda assim, nosso herói continuou a proteger seu irmãozinho, o ajudando a escapar da destruição da fortaleza do vilão.
A partir daí, Protoman se afasta um pouco da ação, se limitando a dar conselhos ou ítens ao seu irmãozinho enquanto ele enfrentava as ameaças de Dr. Wily. Em uma oportunidade desenvolve uma breve amizade com Duo, o policial espacial que cai na Terra em busca da Evil Energy.


No entanto, quando o robô King desejou criar um país livre de humanos, Protoman tomou forte atitude e tentou enfrentar o chefão sozinho, sendo brutalmente derrotado, todavia. Ainda assim não desistiu e retornou em seguida para uma revanche, sendo capaz de destruir o forte escudo de King, que impedia Megaman e Bass de atacarem o vilão. Ainda nesses eventos, Protoman invade o esconderijo de Dr. Wily, destruindo os planos para a construção de um novo e mais forte robô King, aproveitando também para dar uma lição de moral em Bass.
Depois de muito tempo de paz, vários robôs enlouquecem pelo mundo e Dr. Wily reaparece incriminando Dr. Light por transformar o mundo em um caos. Megaman retorna em cena para lutar, sendo observado de perto por Protoman, que tentou avisá-lo das armadilhas do vilão. Mesmo assim, o irmão mais novo decidiu correr o risco; Protoman finge que deixa o local, mas retorna para salvá-lo nos instantes finais.

Mesmo sendo um dos ativos na última das campanhas contra Dr. Wily na crise da gripe robótica Roboenza, Protoman deu sinais de que já encontrava desgastado e não está mais na melhor forma. Diferentemente de seu irmão caçula, que conseguiu enfrentar todos os perigos sem dificuldades, Proto acabou se infectando com o vírus - sendo salvo, numa inversão da tradição, por Megaman.
E, mais alarmante, ao final de Mega Man 2: The Power Fighters, Dr. Light volta a falar com Protoman sobre o defeito de sua construção, lá nos idos de 199X, que prejudica sua geração de energia e causa extremo sofrimento, oferecendo ajuda mais uma vez, que, obviamente, é recusada. Nosso herói diz que tem mais coisas a fazer e vai embora...

Como a maioria dos personagens, Protoman não aparece na série Mega Man X em 21XX, mas seu final parece mais próximo que o dos demais. O que será de Protoman no futuro?

Então, o futuro é agora, eis que agora e possível matar a saudade e jogar com o Protoman em uma romhack criada por XStuff, a qual foi realizada com base no jogo original Mega Man X. Além da modificação do personagem, houve alterações nos tiros, diálogos e novas cores para as armas.



Créditos análise perfil de Protoman: Lucas Palma Mistrello

Download: Clique Aqui!

3 comentários:

  1. bah qui da hora fucionou certinho valeu ai pela rom hack do protoman .... :D

    ResponderExcluir
  2. http://jorgedamschi.blogspot.com.br/2016/01/caixa-do-console-do-super-nintendo.html

    ResponderExcluir
  3. www.kotakujogos.blogspot.com.br procurando parceria com blogs de nintendo

    ResponderExcluir

Lembrando que as suas visitas e agradecimentos são o nosso incentivo, ajude-nos a divulgar o blog... A sua ajuda é muito importante para nós!! E não se esqueça de add nosso blog aos seus favoritos!