Admin On domingo, 28 de abril de 2013 5 Comments

Atualmente vários flashcads disponíveis no mercado para o SNES (Super Ufo Pro 8, Snes PowerPak, Super Everdrive e SD2SNES), mas o primeiro a ser produzido para o console, utilizando um único cartucho com a possibilidade de jogar vários jogos foi criado a muito tempo pela Tototek.

O Super Flash Cart da Tototek é um cartucho desenvolvido com a finalidade copiar roms através do pc para posteriormente jogá-los no console. Na época que ele foi produzido, o mesmo era um sonho de consumo de qualquer fã do SNES, era a oportunidade de jogar grandes clássicos raros, traduzidos ou que em muitos casos o alto valor do cartucho inviabilizava a compra.

Especificações do Super Flash Cart:
Multi região de suporte (EUA / JPN / EUR)
Suporte para console NTSC / PAL
Jogo multi seleção 32M flash card super (até 2) ou 64M flash card super (até 4)
Suporte um saver sram
Bateria de backup SRAM
Suporte a vários formatos de arquivos de rom. por exemplo * 0,048, *. smc, etc
PCB compatível com carcaças de jogos do SNES 


Super Flash Programmer 
Backup saver cartucho (suporte ao formato de emulador)
Envie saver para cartucho
Upload / backup 32M/64M Flash Card Saver.
Precisa de porta de impressora EPP a piscar o carrinho

 
Como funciona?
Os flashcards atuais utilizam cartões de memória que facilitam na hora de copiar as roms e também na capacidade de armazenamento que eles possuem, além da velocidade ao copiar as roms.
Já o flashcard da Tototek, por ser antigo, utiliza um cabo DB25 para a transferência das roms e um cabo USB para a alimentação de energia
A sua capacidade de armazenamento das roms é limitado, porque ele não utiliza nenhum cartão de memória, mas somente a sua memória interna que pode armazenar no máximo até 4 jogos, dependendo do tamanho de cada um, ou seja, ele possui limitações quanto a quantidade de jogos por vez quer poderá ser copiado para o flashcard.

Funciona assim, cada jogo tem um tamanho diferente em megabitspodendo variar de 2 megabits até 72 megabits. A limitação do Super Flash Cart 64M está aí, sendo possível copiar no máximo 4 jogos até 64 megabits (os 4) ou no máximo até os 64 megabits totais que ele possui.
A transferência das roms é feita através de um programa (Super Flasher) criado pela Tototek especialmente para essa finalidade. Através do programa é possível fazer backup dos saves, e também dump de roms de qualquer cartuchos de snes. A velocidade de transferência das roms é um pouco lenta, devido a utilização da porta DB25 que é utilizada para copiar as roms para o flashcard.


Como a maioria do flashcards disponíveis atualmente, o da tototek, não tem suporte para nenhum chip especial. A capacidade de Save é para somente 1 jogo por vez, caso queira utilizar outro jogo que tenha a função de save, deverá primeiro fazer o backup do save do jogo anterior para depois utilizar o save em outro jogo, se não for feito o backup, o save de um jogo anterior será perdido quando for jogar um novo jogo que tenha a função de save.

O funcionamento do flashcard no console é bem simples, aparecerá um menu com a lista dos jogos que foram instalados,na qual você seleciona o jogo, jogo este que inicia instantaneamente ao ser escolhido.

O jogo funciona de forma perfeita, não devendo em nada para um cartucho original.

Você pode adquirir o flashcard da Tototek em sua loja oficial, atualmente ele está custando 60 dólares+frete. Segue abaixo o link da loja:

Com tantos outros flashcards disponíveis hoje em dia, a compra do mesmo produzido pela Tototek não é muito vantajoso, já que os demais possuem novas funções  e menos limitações que ele.  

5 comentários:

  1. Cara, você consegue fazer upload dos saves pro cartucho? Comigo não funciona, eu só consigo fazer o backup, inclusive dos originais. mas quando tento voltar o save do PC pro flashcard, o cartucho fica com o save vazio, novo. Isso tá me apertando, já que não posso trocar de jogo antes de terminá-lo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, eu nunca fiz upload do backup, quando eu comprei o meu eu usava bem pouco. Depois de pouco tempo, eu comprei o Snes Powerpak que não tem esse problema de ficar fazendo backup do save e a limitação do número de jogos. Atualment, o meu pc não tem a porta paralela, então não tem como eu testar essa funcionalidade para vc.

      Excluir
  2. a primeira vez que ouvi falar de flash carts, foi esse da Tototek
    para Super Nintendo

    ResponderExcluir
  3. cara você ainda tem o Super Flash Programmer e o flash card?
    já faz muitos anos que isso foi postado,eu queria comprar de você.

    ResponderExcluir

Lembrando que as suas visitas e agradecimentos são o nosso incentivo, ajude-nos a divulgar o blog... A sua ajuda é muito importante para nós!! E não se esqueça de add nosso blog aos seus favoritos!