segunda-feira, 30 de julho de 2012

SuperUFO Pro 8 (Análise) - (Review)


O que é o SuperUFO Pro 8? 
É um Flash Cart, ou cartucho regravável/emulador de cartuchos, podem ser gravadas as imagens/cópias dos cartuchos (ROM) no cartão SD e carregados diretamente pelo SNES, que usa o flash cart como se fosse o cartucho do jogo. O SuperUFO (nas versões anteriores 6, 7) era usado para fazer o dump dos jogos em disquetes, é esse tipo de dispositivo q é usado para gerar as imagens de backup (roms) dos jogos. Esta versão em cartucho é uma adaptação do antigo SuperUFO, servindo agora como flash cart tbm e lendo/gravando no cartão SD e claro, pode ser usado para fazer cópias/dumps de roms.

Parte Interna:


Cartão SD e Arquivos: 
A formatação do cartão precisa estar em FAT32,senão o cartão não será reconhecido, pelo menos para cartões de 2GB ou mais, que são mais comuns, isso pode estar relacionado a uma limitação da FAT16 mesmo, então se for usar cartão com mais de 1GB use a FAT32 por garantia (eu usaria FAT32 de qualquer jeito), segue info retirada do site da MS:

O modo usado para formatação foi: FAT32, "Tamanho de alocação padrao", desmarcado "formatação rápida" e foi colocado o nome SDCARD (nome pequeno) no rótulo do volume.

Uma coisa interessante que é bom notar é q o SuperUFO so mostra na tela o nome do arquivo no formato 8.3, como no DOS, ele le os arquivos normal mas mostra no estilo DOS, entao se o arquivo tiver nome longo ele vai cortar (exemplo "Ultimate Mortal Kombat 3.smc" vai aparecer "Ultima-1.smc", ou algo assim, mas quando esta carregando o jogo aparece o nome normal que está no header da rom... só para efeito de comparação o Super Everdrive suporta nomes longos)

O SuperUFO mostra na tela uma lista de 10 arquivos/pastas por vez, troca-se de tela usando o botão Select.

Os arquivos de ROMs precisam estar descompactados (acho q isso vale para todos os Flash Carts), o formato .ZIP não é lido como em emuladores.

*Testado com os seguintes cartões:
- 2GB SD - funciona ok
- 2GB Micro SD - funciona ok
- 4GB SDHC - funciona ok
- 8GB Micro SDHC - apresenta erro ao tentar carregar a rom

Sobre a porta USB: 

Existe uma porta USB no SuperUFO e ele vem com um cabo e software para conexão com o PC, essa opção de

USB não é para ler o cartão e passar arquivos,mas para quem desenvolve jogos ou altera a ROM de jogos de alguma forma, pois o cabo serve para criar um link entre o SuperUFO e o PC e carregar uma rom do PC diretamente na memória do flash cart, facilitando dessa forma o teste das versões da ROM que o programador vai fazendo pois não precisaria retirar o SDCARD, colocar no PC para dai gravar a ROM e colocar de volta no SNES para carrega-la, pode ser provável que a entrada tbm sirva para carregar uma versão nova da firmware... que aliás, por ser um produto de origem chinesa, acredito que não deva acontecer,pois esse pessoal não é conhecido por um bom suporte... de qualquer forma...
OBS.: parece não funcionar no win7 64.

Jogos e compatibilidade: 
Estima-se que a compatibilidade com os jogos seja de cerca de 90-95% da biblioteca de jogos do SNES, existem alguns jogos que usam um chip especial para rodar (uma espécie de Co-Processador), estes não são suportados, na verdade não existe flash cart no momento que suporte jogos que usam esses chips (SuperFX, DSP, Cx4, etc)... existem 3 flash carts conhecidos para SNES: o SuperUFO pro 8, o Super Everdrive e o Snes PowerPak ... cada um com suas vantagens e desvantagens)... o Powerpak para SNES consegue rodar os jogos que utilizam DSP-1 e só, mas isso porque ele foi construido com um DSP-1 soldado nele...

Um novo flash cart para SNES que conseguirá rodar a maioria dos chips especiais (esse cart é chamado de SD2SNES), mas ele irá custar uma pequena fortuna, isso só a placa sem a carcaça do cartucho e ainda sem suporte à todos os Chips especiais.O SuperUFO é um ótimo custo beneficio se comparado aos demais flash carts do Snes,mas se quiser rodar os jogos com chip especial o melhor jeito será pegar o SD2SNES,que atualmente está custando cerca de 190 dólares.
O SuperUFO Pro 8 tem uma função que tenta "emprestar" o chip especial de algum outro jogo,se você conectar ele em cima do SuperUFO, no slot dele, mas os únicos que dariam para "emprestar" o chip com sucesso na teoria seriam os que usam o CX4 e o DSP1, porém já vi testes com o CX4 e não funcionou, ainda não testei nem vi com o DSP1.Abaixo segue a lista dos jogos que possuem chips especiais:
Lista de jogos do Snes com chips especiais.

Sobre Saves e Save State: 
Uma função que o SuperUFO tem é a de Save State e Cheats, ambos precisam de um modo especial ativado, o

"Hyper Mode", a maneira mais fácil de ativar ele é carregando o jogo na DRAM dele, ativar o hyper mode e depois iniciar o jogo... pra entender um pouco melhor como a maioria dos flash carts funciona: eles tem um sistema que lê os arquivos de ROMs do SD card e quando selecionado o arquivo,o que o dispositivo faz,é gravar a imagem da ROM na DRAM dele, assim o console lê a DRAM como se fosse realmente a ROM de um cartucho normal, então para ativar mais facilmente o hyper mode,o método que uso é de ir no ícone do canto superior direito no menu principal (Backup), e selecionar a opção "GAME - SDC to DRAM",daí você seleciona o jogo normalmente, como faz para jogar direto pelo primeiro ícone, e ele vai fazer o flash da imagem da ROM na DRAM, deixando pronto para jogar,mas não iniciando o jogo, agora volte para o menu principal e vá nas opções ao lado, onde aparece: normal, sound, etc., selecione a opção onde está "NORMAL" e mude ela para "HYPER" (com o botao B), isso vai deixar o Hyper Mode ativado, depois vá no ícone superior esquerdo (player) e selecione a ultima opção "Play DRAM game" para iniciar o jogo que carregou antes... você irá notar que ao iniciar o jogo ele vai mostrar uma tela dizendo que o hyper mode está ativo. Se for primeiro e ligar o modo Hyper antes de carregar a ROM e ir la e carregar direto do cartão pelo ícone da esquerda, ele na maioria das vezes muda para o modo normal sozinho e inicia o jogo em modo normal, por isso acho melhor carregar ele na DRAM manualmente primeiro, ligar o hyper mode e depois rodar ele.

Quando o Hyper mode estiver ativo as seguintes combinações/atalhos ficam ativas (os botões são pressionados juntos, entao por exemplo: aperte "L", segure e com ele pressionado aperte Start <- isso vai criar o save state por exemplo):

1. “L” & “R” Button + “Select”:
Push once – Enable Cheat Code function.
Push Again – Disable Cheat Code function.

2. “L” + “Select” Button: Push once – Enable SLOW Motion
Push Again – Disable Slow Motion

3. “R” + “Select” Button: Push once – Enable SLOW Motion
Push Again – Disable Slow Motion

4. “L” + “Start” Button: Save the current Stage + Pause. (vc vai perceber quando funciona q a tela pisca/escurece por um segundo)

5. “R” + “Start” Button: Resume the Saved Stage + Pause.

Só tem um porém, o Hyper Mode não é compativel com todos os jogos, alguns nem vão rodar com esse modo ativo e nos que rodam os "save state" podem não funcionar corretamente, por exemplo no ACTRAISER ele funciona bem se carregar o save state ("R" + "Start") depois de começar a parte do jogo onde aparece teu personagem para jogar... se carregar o save state logo que der o boot do jogo nas primeiras telas, ele vai carregar,mas vai ficar com o gráfico de fundo todo zoado.Outro exemplo,no primeiro Final Fight,ao salvar o jogo e depois carregar, ao carregar ele ficará sem os sons, vai ficar só a música rolando, mas dá para carregar o save de qualquer lugar, desde o menu principal... no Super Mario World funciona bem aparentemente.

Outra coisa é que pelo que percebi ele possui apenas um "slot" para Save State, então acontece o seguinte: quando estiver jogando um jogo e acionar o save state ele vai sobrepor o antigo e isso vai acontecer se trocar de jogo e usar novamente o save state... então por exemplo se estiver jogando Actraiser e salvar o jogo, depois carregar outra ROM e usar o save state denovo vai perder o save state do Actraiser... dá para fazer backup do save state no cartão SD antes de carregar outra ROM. Nos testes que fiz tbm, o save state é perdido após um tempo com o console desligado então é sempre interessante salvar no cartão SD antes de fechar a jogatina do dia,indo no ícone inferior esquerdo no menu principal.

Eu diria que a opção de save state está em um nível meio "BETA" de desenvolvimento, funciona em alguns jogos e em outros não dá certo,então não contem muito com ela... quem sabe eles liberem alguma versão mais nova do sistema para atualizarmos no futuro.

Quanto ao save do jogo mesmo, o SuperUFO deve suportar os saves da maioria dos jogos normalmente, inclusive tem opção para fazer backup deles para o SD card, segundo o fabricante a bateria interna segura os saves por uns bons 5 anos, sei que ele trabalha com 2 baterias internas, uma delas recarregável que segura o jogo na DRAM por um tempo e que ela precisa de 6 horas de funcionamento para carregar completamente e deve segurar a DRAM por algo em torno de 12horas, talvez essa mesma bateria segure os save state, não tenho certeza. A outra bateria serve para segurar a SRAM (os saves dos jogos que tem essa opção por padrão), acontece que ele tem um espaço de SRAM limitado, então consegue segurar apenas os saves de um jogo com segurança, por exemplo se você carregar outro jogo que utiliza saves e salvar ele irá sobreescrever os dados da SRAM... claro, dá para fazer backup do save do jogo no cartão SD para garantir, então sempre quando sair do jogo vá na opção de backup (ícone da parte superior direita) e selecione SRAM UFO to SDC...(aperte Start depois de selecionar a opção e ele ira pedir um nome, geralmente usa o nome do jogo que está armazenado automaticamente, depois Start novamente) assim você salva o conteúdo da SRAM no cartao SD, então se ele não aparecer no jogo você poderá utilizar no ícone de backup a opção de "SRAM SDC to UFO" para carregar do cartão para a SRAM do UFO novamente.

Dump de Games: 
Uma função muito interessante do SuperUFO é o Dump de games, você pode pegar aquele cartucho pirata com

uma versão do jogo que ninguém tem ou acha em nenhum lugar, espetar ele no SuperUFO e fazer um Dump dele
para backup para que ele fique eternizado na nuvem, ou nas teias imundas da internet, como preferirem.A opção é simples e fácil de usar,pelo menu de backup (GAME CART to SDC), será criado um arquivo com extensão .UFO que pode ser aberto tbm pelo Snes9x.

Conclusão:
Se levarmos em consideração o preço do SuperUFO Pro 8 em relação aos demais flash carts que existem atualmente no mercado,ele com certeza tem um excelente custo benefício,ainda mais se o mesmo for adquirido no exterior,aqui no Brasil,ele está sendo vendido por volta de R$ 270,00,mas o mesmo está sendo vendido na FocalPrice com frete grátis por  US$ 66,67 ,que na cotação atual daria mais ou menos R$ 130,00.Para quem possui cartão internacional ou uma conta no Paypal é uma ótima oportunidade para comprar o SuperUFO.
Ter a oportunidade de jogar a maioria dos jogos do Super Nintendo,jogos traduzidos,hacks,opções de saves,cheats e a possibilidade de dumps,tornam o SuperUFO um ítem indispensável para qualquer amante do SNES.

Vídeos do SuperUFO Pro 8 em funcionamento:


  

Créditos Review: Jefferson F.

28 comentários:

  1. tenho um desses e realmente nao recomendo a ninguem serio! ao contrario do everdrive a compatibilidade nao e tao boa assim .varias roms que tenho aqui nao funcionaram e olha que nao usam o tal chip especial.vc so poode salvar um jogo de cada vez claro que vc pode fazer back up dos saves de qq forma acho muito chato sem falar que a interface baseada no antigo dos atrapalha na hora de selecionar os games .sinceramente acho que e um investimento alto que nao se justifica pela qualidade do produto que deixa muito a desejar aconselho seriamente qq um que tenha interesse em flash card que adquira um everdrive vale muito mais a pena .ah antes que eu me esqueça algumas roms apresentam glitch na hora de serem carregadas no modo hyper sei la sem falar que os criadores dele sao chineses que sao bem conhecidos por abandoram os produtos que criam ou seja nao creio q saia alguma atualizaçao pra ele .bom essa e minha opiniao e o meu conselho pra vcs .

    ResponderExcluir
  2. Tenho o Superufo e discordo, roda 90% dos jogos (lembrando que você deve baixar roms compatíveis com o modelo do seu console, Americano, Europeu, Francês...), quanto ao Hyper Mode não uso, gosto de jogar a moda antiga, então não me faz falta, jogo e salvo os saves no cartão SD pra não ter problema. É um ótimo investimento, você compra por cerca de U$ 60,00, ao contrário dos outros flashcards que saem na base dos U$ 130,00. Compre e divirta-se!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara se vc puder me ajudar como salva os saves no cartão to quebrando a cabeça aqui para usar esta parte de save

      Excluir
    2. onde baixa esse jogos para passar para o superufo
      ?
      agradeço a resposta

      Excluir
  3. Também discordo! Virei SoulBlazer nesta maravilha! Tive oportunidade de jogar Demons Crest, Chrono Trigger e outros... Pra mim Hyper Mode não faz falta pra não perder a graça de virar os jogos na raça.

    ResponderExcluir
  4. ta certo aceito a opiniao de vcs. mas volto a interar para um flash card de um sistema mais antigo esperava mais essa de 90% de compatibilidade nao concordo de forma alguma maioria dos que testei nao funcionaram falo isso de roms modificadas como cronno trigger crimson ecchoes tales of phantasia em pt e muitas outras de qq forma opiniao cada um tem a sua eu estou frustado com ele quem quiser que corra o proprio risco tenho dito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anonimo, vc testou as roms em um emulador no PC? sempre ouvi que esse flash roda bem. Aguardo a sua resposta pois estou cojitando comprar um.

      Excluir
  5. Depois que li esta analise fiquei animado para comprar este superufo tanto que ja fiz meu pedido e deve chegar daqui uns 2 meses por causa da dilma kkkk!!!!
    Só uma pergunta eu li em alguns lugares que Mario Kart e Street Fighter Alpha 2 não funcionam nesses flah cart, é vdd?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim,jogos que possuam chips especiais não funcionarão no Super Ufo,Mario Kart e Street Fighter Alpha 2 são uns desses jogos.

      Excluir
    2. Obrigado pela sua resposta irmão, mas veja este video não entendi o que ele fez aqui. Bem o que eu acho é que se tivermos o jogo e copiarmos ele pra dentro do flsh cart outros jogos que usam ele vão funcionar?
      Ve esse video por favor http://www.youtube.com/watch?v=LxBkiKkM40Q

      Excluir
    3. A proposta do Super Ufo realmente é essa,aquela entrada que tem em cima é para acoplar um cartucho com o chip especial e depois poder utilizar uma rom que utilize o mesmo chip.O problema é que não são todos os jogos que funcionam essa função,no vídeo mostra o cartucho de Rockman(jap) e depois ele utiliza a rom de Magaman(usa).Mas jogos como Yoshi Island e Super Mario RPG não funcionam,ou seja,não são todos os jogos que possuem chips especiais que poderei utilizar essa função do Super Ufo.

      Excluir
  6. Se comprar de fora o custo beneficio se justifica aproximadamente 30 dolares com frete gratis .Ja aqui na media de 240 ,260 reais se vc dividir entao vai para uns 300.Na boa se vcs acham que vale a pena tudo bem eu tambem achava ,vou ser sincero nao me convenceu .Tentei varias roms USA varias roms normais pesquisei sobre as que usavam os tais chips especiais ate comprei um alpha 2 original para testar .Serio na boa vejo a galera fazendo apologia e me parece que foi mesmo so eu que nao gostei de qq forma opinioes tendem mesmo a divergir por isso nao quero influenciar ninguem so acho que cada um deve fazer o que achar melhor, eu pessoalmente como colecionador e retrogamer nao gostei do superufo8 reintero e so a minha opiniao.Comprem ,testem e exponham a de voces

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de contar minha experiencia com o SuperUfo após o review aqui do site e trocando informações com o usuario Naruto-Kun resolvi comprar este flash cart.
    Minha opinião é que ele faz muito bem o que ele diz fazer testei varios jogos, muitos mesmo, originais, hacks, traduzidos e todos funcionaram muito bem sem nenhum problema. Eu indico este produto comprei no site da focalprice e chegou aqui apos 40 dias não fui taxado tudo de boa. Valew

    ResponderExcluir
  8. tenho e recomendo
    primeira coisa a fazer é atualizar o firmware do flashcart
    tenho o fullset do SNES
    quando testo uma rom q nao funciona tento outra versao da mesma seja jap ou euro e sempre funciona é claro q nao funciona com jogos c/ chips especiais

    ResponderExcluir
  9. Esse flash card é excelente! Começando pelo custo-benefício (comprando pela FocalPrice), esse flash card é o único dessa geração que além de rodar as roms, faz Backup delas (Dump) ele usa um OS parecido dos antigos SuperUfos que utilizavam a mídia dominante na época o Disquete. A compatibilidade é grande também, poucas serão as incompatibilidades (exceção os cartuchos com chips especiais, claro) mas mesmo assim com a entrada acima do acessório, da pra utilizar o chip especial, muitos falam que esse jeito ainda não é 100%, mas como tenho um cartucho Super Mario Kart original consegui rodar os jogos que utilizavam o DSP1 com o cartucho espetado em cima, pena que não tenho outros jogos com chips especiais para testar... e caso haja alguma incompatibilidade com uma rom normal, tente utilizar outras roms do mesmo jogo, por exemplo:
    rom U deu erro, utilize uma rom U [f1], haverá grandes chances de funcionar. Esse acessório na minha opinião tem vantagens em cima de outros flashcard do mercado por que além de ser feito em larga escala (ocasionando um preço mais bacana) possui um Dumper, tem a possibilidade de utilizar códigos como o Action Replay, Save States, BackUps de Saves (caso você queira jogar no PC o Save daquele seu cartucho velho Donkey Kong C. 2 e Jogar no Emulador do PC, entre outras coisas.
    Finalizando, é uma ótima opção e uma ótima compra pra quem como eu curte jogar no próprio console.

    ResponderExcluir
  10. comprei o meu a alguns meses, achei um pouco caro(comprei em um site brasileiro)mais valeu a pena eu adorei... rodou qse 100% das rom q testei, só nao as de chip especiais, qdo nao roda alguma rom "normal" eu pego de outro lugar e geralmente da certo... tive muito problema com o micro SD, só aceitava 1 dos varios q tenho e bem o do meu celular de 4GB, comprei um SD de 1GB e mesmo assim nada, até q achei o site e vi o lance da formatação... formatei no FAT32 e deu certissimo... agora mais feliz ainda... só chei chato o fato de salvar 1 jogo por vez (não sei salvar no SD), mais em geral pra mim é 9,5... valeu o investimento, paguei R$ 280,00 com frete... mais vendo pelo lado de q um catucho do SNES de um jogo bom (e pirata), não sai por menos de 50 reais esse valor eu só poderia comprar em media uns 5 ou 6 cartucho, e graças a ele alem de ter todos os jogos q eu gosto e sem ocupar muito espaço (cartucho faz muito volume) acho q compensou sim... o cartucho q eu queria achei pelo preço de 80 reais (sem frete) e ainda tinha q esperar pq o rapaz ia procurar alguem q tinha, e com o SuperUfo 8 nao precisei esperar e ainda consigo todos os outros jogos q queria e mais ainda uns novos (hakeados), sem palavras da descrever como fiquei satisfeita com o produto, pra mim compensou e muito...

    ResponderExcluir
  11. Desculpem minha ignorancia, mas nao conheco de internert. Alguem pode me explicar como baixar os jogos, me indicar um site. Quando faco o download, vem na formatacao `.rar`. Eh assim mesmo? Depois eh so jogar para o card?? e como formatar esse cartao para fat23?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thiago...

      Um site bom pra baixar roms é esse: http://romhustler.net/roms/snes

      Como formatar cartão SD em FAT32: http://kalalolo.wordpress.com/2009/07/25/01/

      Descompactar arquivo .rar: http://www.juliobattisti.com.br/tutoriais/sergiocastro/compactacao005.asp

      Excluir
  12. Alguem sabe me dizer se esse super ufo funciona no supa boy

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Alguém sabe se da pra usar os saves do SuperUfo no emulador pra computador e vice versa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O saves normais dos games, sim, é possível.(formato .SRM), mas os Save-states, não.

      Excluir
  15. Eu comprei o superufo pro 8 do site Alixpress, e estou muito animado com esse cartucho. vejo comentarios bons e outros ruins. mais acredito que vai suprir minhas necessidades como jogador de SNES

    ResponderExcluir
  16. Uma pequena duvida,
    com o superufo pro 8, nao vou precisar de fitas né? Apenas roms que posso baixa-las na internet correto?
    obg

    ResponderExcluir
  17. ola a todos .ja tenho o superufo a mais de um ano e nunca tive problemas com ele, agora na semana passada ele toda vez que vou salvar algum jogo da a mensagem de ''read protect'' dai nao posso salvar nem deletar nada nele por favor me ajudem agradeço a atençao

    ResponderExcluir
  18. essa bateria cr2032 doufo corre risco de vazamentos como ocorre nas pilhas e baterias similares? se issoocorrer danifica o circuito

    ResponderExcluir

Lembrando que as suas visitas e agradecimentos são o nosso incentivo, ajude-nos a divulgar o blog... A sua ajuda é muito importante para nós!! E não se esqueça de add nosso blog aos seus favoritos!