sábado, 4 de fevereiro de 2012

Mega Man Soccer / Rock Man Soccer

Gênero: Esporte
Ano: 1994
Fabricante: Capcom
Mas... futebol do Mega Man?!? De onde surgiu uma ideia dessas?!? Pode parecer loucura e sem muito sentido, mas – acredite ou não - há uma explicação para isso.

A história é a seguinte: certo dia, depois dos acontecimentos de Mega Man 4, o Dr. Light (criador do Mega Man) estava tranquilamente assistindo uma partida de futebol (considerando que o jogo é de 1994, será que era uma partida da Copa do Mundo nos Estados Unidos?), quando uma grande explosão acontece no meio do campo e os jogadores são substituídos por… robôs? Sim, e não são quaisquer robôs… são os Robot Masters do maléfico Dr. Wily! Vendo isto, Dr. Light, como de costume, rapidamente manda o herói Mega Man para restaurar a paz... e, já que a invasão foi no meio de uma partida de futebol, nada melhor do que aproveitar a situação para resolver as diferenças no próprio campo. 

As diferenças entre Mega Man Soccer e um jogo de futebol normal são várias. Pra começar, os times são compostos por oito jogadores, ao invés de onze. Há 21 personagens que podem compor os times: Mega Man, Dr. Wily e mais 18 robôs inimigos conhecidos dos primeiros jogos da série, como Cut Man, Snake Man e Proto Man.

Os jogadores possuem quatro atributos que variam entre os personagens, tornando uns mais rápidos, outros mais defensivos e assim por diante. Até aí tudo bem, não há nada de muito especial. Mas então está o detalhe de que não existem faltas. Pois é, você pode espancar o adversário à vontade ou chutar de uma posição de impedimento sem preocupação porque nem sequer há juiz para apitar e muito menos pra entregar cartão. Cobrança de pênalti? Só pra casos de empate... e dependendo do modo de jogo. Bom, trata-se de uma guerra entre robôs, não é mesmo? Quem é que ia se preocupar com faltas e cartões? Mas, ora bolas, estamos falando de Mega Man!
E o que é um jogo de Mega Man sem poderes especiais? Isso mesmo, cada um dos 21 personagens possui um “chute” especial, chamado “Power Shot”, carregado com o poder do robô, que geralmente faz os adversários ficarem desabilitados de alguma forma e aumenta em muito as chances de se fazer um gol. Entretanto, para impedir o uso abusivo dos Power Shots, eles são limitados (normalmente dois por tempo de jogo) e, portanto, devem ser usados com cautela.

Existem quatro modos de jogo, que podem ser jogados por um ou dois jogadores: Exhibition, Capcom Championship, Tornament e League. No modo Exhibition é possível jogar partidas isoladas e ambos os modos Tournament e League são torneios, o primeiro na base das eliminatórias e o segundo por soma de pontos.

O destaque, entretanto, vai para o Capcom Championship, que é uma espécie de “modo história” do jogo. Nele, o jogador começa com um time composto apenas de Mega Man (Mega Men? Mega Mans? Megas Man?... enfim...). O jogador deve, então, escolher um entre oito robôs inimigos para enfrentar, tal qual nos jogos tradicionais da série. O time do inimigo também é composto por apenas aquele personagem e, quando derrotado, um deles passará para o lado do jogador e poderá ser colocado na posição desejada. Assim, é possível ir montando o time ideal para, no final, enfrentar o maluco Dr. Wily.

Mega Man Soccer certamente não merece nenhum prêmio nem como integrante da série Mega Man nem muito menos como jogo de futebol... mas estaria mentindo se dissesse que ele não me garantiu uns bons momentos de diversão. Olhando para ele hoje, dá para ver que a jogabilidade não é particularmente boa e o jogo como um todo é bem simples... dá pra entender porque o nosso querido herói azul desistiu do mundo dos esportes. Mas bem que ele podia tentar novamente, quem sabe participando ao lado de Mario e Sonic, que já se tornaram grandes atletas.


Créditos Review: Daniel Moisés

Download: Clique Aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lembrando que as suas visitas e agradecimentos são o nosso incentivo, ajude-nos a divulgar o blog... A sua ajuda é muito importante para nós!! E não se esqueça de add nosso blog aos seus favoritos!