Admin On domingo, 13 de março de 2011 3 Comments


Para uma melhor orientação na hora de baixar suas roms, é bom sempre ter guardado esta lista, pois a maioria das pessoas desconhecem seu significado e lembrem-se, deem preferência às roms americanas, que vêm com a seguinte nomenclatura: Nome do Jogo (U)[!].

Legendas Padrão:
[a] - Alternate - O game que foi dumpado apresenta mais de uma versão que pode apresentar diferenças.
- Bad Dump - Dump mal sucedido, ROM apresenta problemas.
[Beta #] - É um DUMP de uma ROM beta, que está em fase de desenvolvimento (Imcompleta, apresentando bugs e outras coisas cabulosas) o # é o número de versões existentes.
[BF] - Bung Fix - o Dump sofreu um fix pós-dump, ou seja depois que foi dumpado sofreu alguma programação para corrigir algo. Bung = Tampão Fix= Correção
[c] - Cracked - A placa ou chip que apresenta proteção sofreu alguma alteração para que o DUMP fosse possivel. (Seja fisica ou por meio de programação)
[f] - Other Fix - A ROM foi reparada de outro método como uso de patches ou seguindo regras de outra ROM que possui programação ou proteção semelhante.
[h] - Hack - ROM alterada diretamente por reprogramação.
[ o] - Overdump - Uma ROM com overdump significa que os dados adicionais ou extras foi dumpado, mas que não contribui nada para ser emulado, é uma ROM suja a curto modo. (É como se fosse dados “NULL” que preenchem um Game)
[p] - Pirate - É uma ROM de origem pirata, por exemplo um DUMP do game Sonic do Super Nintendo, sabe-se que é um hack, mas o dump não alterou nada da origem.
[t] - Trained - ROM já vem com um trainer imbutido, possibilitando vários cheats.
[T] - Translation - ROM previamente traduzida não oficialmete (Geralmente o T é seguido com a lingua traduzida EX: [T+Port] = Tradução p/ Português)
(Unl) - Unlicensed - DUMP de games ou aplicações não licenciadas (Ex: Fun Car Rally do Genesis que não foi licenciado pela Sega)
[ x] - Bad Checksum - Cada ROM possui um numero que indica se todos o bytes de informação estão corretos, se os 2 estão corretos é um Good checksum, mas se forem diferentes acaba resultando em uma Bad Checksum (É um assunto complicado, mas um Bad Checksum não é tão problemático)
ZZZ_ - Unclassified - ROM que não recebeu classificação alguma.
[!] - Verified Good Dump - ROM livre de erros e falhas que prejudicaria sua emulação.
(???k) - ROM Size - É o tamanho da ROM sem compressão EX: (1024k)

Legendas dos Paises de Origem da ROM :
Serve para você saber de onde foi a origem do lançamento.
(A)Austrália
© - China
(E) - Europa
(F) - França
(FN)Finlândia
(G) - Alemanha
(GR) - Grécia
(HK) - Hong Kong
(I)Itália
(J) - Japão
(K) - Coréia
(NL) - Holanda
(PD) - Dominio Público (Sem fins lucrativos)
(S) - Espanha
(SW) - Suécia
(U) - USA
(UK) - Inglaterra
(Unk) - País Desconhecido
(-) - País Desconhecido

3 comentários:

  1. Muito obrigado mesmo por compartilhar vosso conhecimento !

    ResponderExcluir
  2. Amigo, extrai uma rom do Super Campeonato Brasileiro 2 com o super ufo 8 e ela não roda no emulador, aparece o seguinte erro escrito de amarelo sabe como corrigir :
    “horrible oye copion” [bad checksum] LoRom, 16Mbits, ROM+RAM+BAT, NTSC, SRAM:64Mbits, ID : ---, CRC32:CBE9A9BD
    Frame: 6 (0:00:00.10) | 4

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguns jogos possuem proteção, ou seja, depois de extraídos não funcionam como roms. Para resolver o problema é necessário "crackear" para remover a proteção. Eu não sei fazer tal procedimento. Tente com o pessoal do Super Ufo no Facebook, lá existem pessoas que sabem fazer o procedimento, tente contato com eles. Segue o link da página: https://www.facebook.com/groups/928840773822157/?ref=bookmarks

      Excluir

Lembrando que as suas visitas e agradecimentos são o nosso incentivo, ajude-nos a divulgar o blog... A sua ajuda é muito importante para nós!! E não se esqueça de add nosso blog aos seus favoritos!