Admin On domingo, 6 de março de 2011 6 Comments

Gênero: Tiro
Ano: 1992
Fabricante: Konami

Mais uma história de invasão alienígena, mais um herói solitário em uma nave com munição infinita disposto a acabar com todos os invasores usando o que for necessário. Uma encrenca que estamos acostumados a ver no mundo dos games, mas que parece não cansar nunca, assim é Axelay, um dos melhores shooters do SNES e da Konami.

Gráficos
O jogo segue o estilo de Salamander, variando em estágios verticais e horizontais. Os estágios verticais tinham efeitos muito legais, fazendo uso do chip mode 7, criando efeitos de profundidade de cair o queixo, e uma movimentação fluida e veloz, os cenários horizontais também não ficam para trás, os detalhes estão por toda parte, a própria nave tem pequenos ‘flaps’ que podem ser vistos se movimentando durante as frenagens e acelarações, assim como a intensidade das turbinas.

Os chefes são gigantes e fantásticos para um jogo de 16 bits, realmente a Konami levou a sério esse quesito do game e gatou bastante bits nos 7 desafios finais do jogo, um destaque especial para o chefe do 5º estágio, o monstro de lava que abria o piso vulcânico e surgia com toda imponência contra a pequena espaçonave e seus aparentes inofensivos mísseis. Confira no gif a seguir:

Jogabilidade
Antes de cada estágio, o jogador pode escolher 3 armas para equipar sua nave, um tiro normal, um especial e um tipo de míssel ou bomba. Com o avanço do game vão aparecendo novas opções de tiros, a eficiência é diferente, alguns são mais espalhados e outros mais concentrados, a escolha vai depender mesmo do estilo de jogar de cada um. Os tiros podem ser trocados a qualquer momento durante o jogo, ao sofrer um dano, a nave perderá a arma que estiver usando no momento, que será substituída por uma arma padrão fraquinha. mais um danos será suficiente para acabar com sua vida de vez, ou então um choque com um inimigo no caminho.

Axelay é considerado um clássico do gênero, apareceu na posição 91 do último TOP 100 da EGM. Apesar de ser um jogo tão caprichado e de tanta repercussão, Axelay não vendeu o esperado, e a promessa de uma suposta continuação que aparece no final do jogo foi recentemente negada pela Konami.

Créditos Review: Matt

Download (MediaFire): Clique Aqui!
Download (MEGA): Clique Aqui!

6 comentários:

  1. um grande game passou despercebido por cusa do desafio que nao era pequeno que pena

    ResponderExcluir
  2. muito legal pena q não fizeram axelay 2

    ResponderExcluir
  3. Axelay foi o melhor jogo que ja joguei.. Sinplismente epico isso praticamente e minha infancia eu amo esse jogo deveria ter o 2 mas outros jogos fizeram homenagens :)

    ResponderExcluir
  4. Varios jogos deviam ter sequências, mas foram esquecidos por suas produtoras q veem q o jogo fez sucesso e parte pra outra esperando obter o mesmo sucesso ao inves de investir em uma sequencia ! como é o caso da square q devia fazer o chrono trigger 2 ! :(

    ResponderExcluir
  5. talvez o melhor jogo em termos de música...as músicas são perfeitas de acordo com o ambiente em si. Um detalhe é que li em revistas que existe uma arma extra e que só aparece depois de ter zerado todos os níveis...fiz isso mas, nunca vi essa arma extra, se alguém conseguiu esse feito me diga. Talvez a versão japonesa tenha essa arma extra...mas exite um espaço ali no meio das armas na tela de opções. Bons tempos de Axelay, gradius 3 e area 88, os meus preferidos jogos de navinha do snes!!!! valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também fiz isso...zerei de todas as maneiras e nunca vi essa tal arma secreta, mas existe aquele espaço ali que nunca é preenchido com a arma secreta...talvez tenha sido marketing mesmo para vender o jogo!!!! estranho que raramente eles fazem esse tipo de coisa!!!! valeu

      Excluir

Lembrando que as suas visitas e agradecimentos são o nosso incentivo, ajude-nos a divulgar o blog... A sua ajuda é muito importante para nós!! E não se esqueça de add nosso blog aos seus favoritos!