sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Emuladores e Rom Hacks

Emuladores... Ah! O que seriamos sem eles?

Os Emuladores

O primeiro emulador foi criado em 1964 por Larry Moss, na época funcionário da IBM, consistindo em um Software que fazia com que os programas criados para o 7070 mainframe rodassem na mais nova linha de computadores da IBM, os System/360.

O emulador foi um sucesso e ajudou bastante o System/360 a se tornar um best-seller na década de 1970.

Mas isto não era o suficiente!
... pelo menos para nós

Em uma época não determinada, os emuladores de vídeo games começaram a ser criados..
A popularização dos emuladores veio junto com a Internet e os emuladores de vídeo games. As imagens extraídas de cartuchos de vídeo games são chamadas de ROMs e aliadas à programação em baixo nível de jogos para sistemas antigos tornou fácil a possibilidade de criação de emuladores de sistemas como o Chip-8 e depois de vídeo games mais populares como o Atari 2600 e NES.
Apesar de um emulador nem sempre ser a coisa mais fácil de configurar, com pouco conhecimento hoje já é possível rodar um jogo de Playstation em um PC através de um emulador sem muitos problemas, muitas vezes até com qualidade superior ao próprio vídeo game, já que podem-se aplicar efeitos como anti-aliasing que o vídeo game não possui e rodar os jogos em resoluções muito mais altas que o original.

Opa, peraí. Mais altas que o próprio vídeo game??

O PC É UM CONSOLE GERAÇÃO 1/2/3/4/5/6/7 !!!1!

MAS, o nosso computador de hoje é muito mais barato por causa dos recursos tecnológicos.. mas, e antigamente??

As Rom Hacks

'Rom Hacks' não são nada mais nada menos que jogos modificados por fãs
Essas belezas foram criadas apartir de um gênio (AK: FuSoYa), que criou o

LUNAR MAGIC
Criado no ano de 2000, era um programa que permitia editar o jogo da franquia Mario mais conhecido, Super Mario World (ou simplesmente SMW) a partir de roms normais do jogo.

O software permite a criação de novas fases, modificá-las, criar blocos, sprites, backgrounds, músicas e mapas.
Tudo começou quando a Lunarian Concepts foi fundada. FuSoYa passou a desenvolver o programa em fevereiro de 2000, é o primeiro e único programa destinado à editar diretamente o jogo Super Mario World. Ele lançou o programa no mês de setembro de 2000. Ele lançou o seu segundo hack, chamado Super Demo World: The Legend Continues, em setembro de 2003 e, alguns dias depois, foi lançada a versão 1.63 do Lunar Magic. No dia 17 de abril de 2010, FuSoYa atualizou o Lunar Magic para a versão 1.71. A nova versão possui diversas melhorias (Como adições de novos solts de gráficos e espaços de uso) e correções de bugs que tinham na versão 1.70 lançado no dia 1 de abril de 2010.

Lunar Magic ficou conhecido no Brasil por volta de 2005, quando o SMW Central foi criado, um site em que é possível baixar o Lunar Magic e outros programas que auxiliam para fazer um bom Super Mario World. Também foi criada uma comunidade chamada Lunar Magic Brasil (LMB) no Orkut, no qual é muito conhecida por ser a porta de acesso para novatos brasileiros.

CURIOSIDADES ALHEIAS
Devido ser ilegal a prática de ROM hacking e porte de ROM sem o formato original (cartucho), FuSoYa fez o Lunar IPS, que serve para distribuição de hacks em arquivos IPS, para não burlar as leis que impõem sobre as ROMs. Além disso, o antigo programa de IPS (Snes Tool) possui muitos bugs que foram corrigidos com o Lunar IPS, além de ser mais prático.
Além disso, o antigo programa de IPS (Snes Tool) possui muitos bugs que foram corrigidos com o Lunar IPS, além de ser mais prático. Hoje o Lunar IPS é usado no mundo inteiro para escapar das leis, o que fez que o programa se torna-se um sucesso, não só para hacks de Super Mario World, mais para vários outros tipos de ROMs, não só de SNES, mais também ROMs de NES e de Mega Drive, por exemplo.

Casamento?
Brad Smith utilizou o Lunar Magic para pedir sua namorada Lisa em casamento. Brad inseriu os dizeres "Lisa... will you marry me?" (Lisa... Quer casar comigo?) no jogo, e chamou a sua namorada para jogar Mario, secretamente gravando sua reação. Ao ver a mensagem, a moça aceitou o pedido. O caso foi noticiado em vários portais de notícias pela internet.


Obviamente, depois disso outros editores começaram a ser criados, e então Smile (editor de super metroid) nasceu.

CRIADO POR JATHYS!

As rom hacks de Super Metroid só começaram a ficar famosas após a obra prima do próprio D
rewseph:
SUPER METROID REDESIGN
E então, muitas outras hacks começaram a surgir de diversas pessoas do mundo inteiro, a segunda mais famosa, no momento, é a Eris.


Créditos da matéria: Gers

9 comentários:

  1. Fica o meu agradecimento ao Gerson pela sua colaboração junto ao Snes-Forever pela matéria concedida para publicação no blog.Muito obrigado!Abrs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu nome é Gérson. Será que é e-e-eu?

      Excluir
  2. Na verdade o SM Redesign foi criado por Drewseph, e não pelo Jathys.

    ResponderExcluir
  3. man o jathys criou o super metroid hack mais quem crio o redesign foi o drewseph ele colou isso no texto e nao q o jathys criou o redesign intaum esta serto

    ResponderExcluir
  4. Alguém me ajuda por favor baixei o a Rack do Alex kid pro jogo do Mário mas é agora como faço pra aplicar na ROM original

    ResponderExcluir

Lembrando que as suas visitas e agradecimentos são o nosso incentivo, ajude-nos a divulgar o blog... A sua ajuda é muito importante para nós!! E não se esqueça de add nosso blog aos seus favoritos!