Admin On quinta-feira, 4 de junho de 2009 6 Comments

Gênero: Aventura
Ano: 1995
Fabricante: Rareware


A família Kong ganha um novo membro 
O primeiro game da série Donkey Kong foi uma grande surpresa para aqueles que possuíam um Super Nintendo. O sucesso foi tão grande que a pessoa poderia escolher em comprar o console acompanhado por Super Mário World ou Donkey Kong Country.

Não demorou muito para a Rareware anunciar que o game teria uma continuação e, em 1995 chegava às prateleiras Donkey Kong Country 2: Diddy´s Kong Quest, considerado por muitos o melhor game dos macacos já lançado até hoje. Na Europa o game ficou chamado apenas de Diddy´s Kong Quest, na versão Americana e nacional ainda trazia o “Donkey Kong Country” no título.

Novo vilão, nova dupla 
Diddy´s Kong Quest é uma continuação direta de Donkey Kong Country. Donkey e Diddy derrotaram King K. Roll e o vilão deixou a ilha Donkey Kong em paz. Mas essa paz não durou muito tempo. Captain K Roll (Provavelmente, o filho de King K. Roll.) seqüestrou Donkey Kong e pretende dominar a ilha DK com seu exército de piratas.

Mas nem tudo esta perdido. Diddy Kong vai à busca de seu amigo e não vai estar sozinho, junto com ele esta a sua namorada Dixie Kong, uma macaquinha muito engraçada e esperta. Juntos eles vão atravessar mundos cheios de perigos, armadilhas, inimigos ferozes e muitas bananas.

A primeira grande novidade de Diddy´s Kong Quest é a macaquinha Dixie Kong. Com um visual meigo e rebelde, Dixie tem um rabo-de-cavalo que ela usa para planar pelo céu. Seu rabo-de-cavalo também é útil para atacar inimigos, se pendurar em ganchos e segurar itens. As habilidades de Diddy são as mesmas do primeiro game.

Vem que eu te carrego 
Diddy´s Kong Quest trouxe uma chuva de novidades para os fãs da família Kong. No primeiro jogo a Rare não soube usar os dois macacos simultâneos, já neste eles acertaram em cheio. Apertando o botão A o macaco secundário sobe nas costas do outro, dessa forma você pode lançá-lo em plataformas, barris e ganchos mais altos e alcançá-las automaticamente.

Barris, moedas Kremcoins e Moedas DK. 
Em DKC bastava achar as salas de bônus para completar a porcentagem do seu jogo salvo. Já é Diddy´s Kong Quest é preciso mais do que achar as salas de bônus, você precisa completá-lo. Em cada fase de bônus você terá um objetivo e esses objetivos são três: Achar a moeda, coletar as estrelas e destruir todos os inimigos da sala, cada um dos bônus completado com êxito você recebe uma moeda especial que é salva junto com o seu progresso. Um bônus só é registrado se você pegar a moeda ao fim do mesmo, caso contrário será o mesmo que você nunca ter achado a sala secreta.

Em todas as fases do jogo existe uma grande moeda DK, se você coletar todas as 40 moedas ao fim do jogo será o grande herói da Nintendo. Existe também as moedas Kremcoin, as funções das moedas é usá-las em troca de informações tais como dicas para derrotar chefes, encontrar bônus e moedas DK.

Para viajar pelos mundos e salvar seu jogo é preciso pagar. O sistema funciona assim, em cada mundo existe um ponto de gravação e um ponto de viajem, na primeira vez que você salva em determinado mundo vai ser de graça, depois deverá pagar duas moedas para salvar seu progresso nos mundos. Já com o avião é inverso, você só precisa pagar por ele quando o usa na primeira vez por mundo, importante lembrar que as moedas Kremcoin não ficam salvas no seu progresso.

A cavalaria animal esta de volta 
Os animais de guarda estão de volta e muito melhores. O avestruz e o sapo foram substituídos por uma cobrinha e um papagaio que carrega os macacos em algumas fases.

Os animais agora têm comandos especiais ao pressionar o botão A. Para fazer o rinoceronte correr e quebrar paredes de bônus basta segurar o botão A, para fazer a cobra pular mais alto basta segurar o botão A e assim por diante.

Agora, em determinadas fases os macacos se transformam em um animal de guarda. Uma idéia brilhante da Rare.

Gráficos 
Os gráficos conseguiram ser ainda mais incríveis que no primeiro game. Além dos ambientes já conhecidos (Cavernas, florestas e navios) em DKQ os macacos vão se aventurar em pântanos, florestas assombradas, castelos, parques de diversões e até mesmo gigantescas colméias de abelhas. Todas as fases apresentam detalhes excelentes. Nas fases na colméia das abelhas o mel fica escorrendo pelas paredes e as abelhas espiando os macacos passando. Em outras fases há belos efeitos de névoas, ventos e chuvas, todos esses efeitos deixam à experiência de jogar DKC mais realista e divertida.

Os personagens também ficaram bem desenhados. Diddy não tem nenhuma diferença aparente no desenho, mas sua animação ficou mais variada, quando Diddy fica parado por muito tempo ele fica fazendo malabarismo com bolas. Dixie Kong ficou tão bem desenhada e tão bem animada que é impossível que esta macaquinha cativante não conquiste o jogador logo de cara, é muito meigo vê-la tomando suco de caixa e tocando guitarra ao fim de cada fase completada, eu pelo menos sou muito fã da pequena Dixie. Os inimigos também estão ótimos e com movimentos mais variados, alguns deles foram até melhorados. O Claptrap, por exemplo, esta maior e mais detalhado, mas pessoalmente, acho que alguns inimigos da série deveriam ter se mantido fiéis ao visual do primeiro game.

Efeitos e trilha sonora 
Os efeitos sonoros ficaram mais limpos e mais legais. Cada inimigo faz um som característico, os barris quebrando, as explosões, as vozes dos macacos, tudo ficou ótimo. Além disso, há os sons de ambientes. O vento passando, o ranger das madeiras dos navios, a música do parque de diversão parece tocar de um alto falante para ajudar na ambientação e etc. Um trabalho realmente muito satisfatório.

A trilha sonora é sem dúvida a melhor de qualquer jogo já feito para o Super Nintendo. Todas as músicas conseguiram ficar numa qualidade ainda mais superior que do primeiro game. Pergunte aos fãs do Super Nintendo e pelo 80% deles dirão que a trilha sonora de DK2 é a melhor de todos os games dos 16 bits da Nintendo. Gosto muito da música primeira fase e também da música que toca durante a luta com os chefões. As músicas passam a emoção certa para cada fase do game e ainda há um remixe da música do chefão final do primeiro game.

Dificuldade 
Diddy´s Kong Quest esta bem mais difícil que o Donkey Kong Country. A adição de outros animais deixou o jogo mais desafiador. As fases estão mais cheias de armadilhas e inimigos, a ultima fase, por exemplo, é de enlouquecer, você precisa vencer uma corrida contra um papagaio, mas a corrida acontece num lugar cheio de espinhos e armadilhas.

Os chefes também ficaram um pouco mais difíceis e o Capitão K. Roll é de enlouquecer qualquer um devido à alta dificuldade. Lembro-me que na época o meu vicio pelo jogo foi tão grande que eu consegui termina-lo em quatro dias, era bom ser criança e poder passar o dia inteiro jogando vídeo game.

Conclusão. 
Diddy´s Kong Quest foi uma seqüência tão boa que não há pontos fracos, o primeiro jogo talvez deixasse um pouco a desejar por ser relativamente fácil, mas o segundo veio para corrigir qualquer erro cometido no passado.

Donkey Kong Country 3 viria no ano seguinte para completar a trilogia da família Kong. Mas com certeza, Diddy´s Kong Quest deixou muita gente de boca aberta com tanta novidade. Se você curtiu o primeiro, com certeza vai amar essa excelente seqüência. Até hoje este é o game que mais gosto no SNES.


Créditos Review: Lipe Vasconcelos

Download (MediaFire) [rom em português]: Clique Aqui!
Download (MEGA) [rom em português: Clique Aqui!

Confira também: Donkey Kong Country 1 e Donkey Kong Country 3

6 comentários:

  1. Para mim o melhor do super nintendo um jogo que reune graciozamente diversão,disafio,belos graficos e um som muito bom um jogo que eu acho que vale muito a pena lutar para se ter os 102% que eu tanto lutei pra conseguir =P

    ResponderExcluir
  2. Olá!!!!
    Achei esse Blog aki muito massa!!!
    Eu sou fanzao de Donkey Konh 2..
    Eu tenhoele aki no meu notebook e jogo direto... só nao sei fazer a trocar dos macaquinhos no teclado aki.
    E se possível passagens secretas se vc num tm..
    um abraço...

    esse é meu email: andre88095275@yahoo.com.br

    wlw

    ResponderExcluir
  3. Faz assim, André: Seleciona um comando qualquer em select e vai ser esse o comando

    ResponderExcluir
  4. NO PC E A TECLA ENTER NO PS2 SELECT

    ResponderExcluir
  5. Ótimo review. Parabéns! Esse jogo realmente trouxe o maior nível de dificuldade da trilogia DKC.

    ResponderExcluir
  6. Como faz pra fazer a cobra pular bem alto?to empacado na penúltima fase do 6°mundo não consigo pula uma parte lá, e água radiotiva me pega ¬¬

    ResponderExcluir

Lembrando que as suas visitas e agradecimentos são o nosso incentivo, ajude-nos a divulgar o blog... A sua ajuda é muito importante para nós!! E não se esqueça de add nosso blog aos seus favoritos!