domingo, 7 de junho de 2009

Bust a Move / Puzzle Bobble

Gênero: Puzzle
Ano: 1995
Fabricante: Taito

Bolinhas coloridas
Bust-A-Move é um jogo de quebra cabeça e estratégia desenvolvido e publicado pela Taito; lançado em 1995 para uma série de plataformas, este game é o sucessor do clássico Bubble Bobble, sendo estrelado pelos mesmos dinossauros do jogo anterior. A versão avaliada neste texto é a lançada para Super Nintendo.

Gráficos
São ótimos; de modo geral, o game conta com um visual bastante agradável, a interface de jogo é simples, mas bem feita e bastante colorida; os personagens que controlam o lançador na parte de baixo da tela são bem feitos e têm uma boa animação; os cenários ao fundo são bem feitos e variam conforme o jogador avança.

Som
Ótimo, as músicas presentes no game, assim como os gráficos, são muito agradáveis, sendo também bastante cativantes, combinando com o aspecto visual do jogo; os efeitos sonoros também são muito bons.

Jogabilidade
Ótima, com controles simples e precisos; a jogabilidade de Bust-A-Move é bastante simples e divertida, baseada no seguinte princípio: o jogador controla uma máquina que atira bolinhas coloridas e deve agrupá-las em uma pilha de bolas coloridas, formando conjuntos de no mínimo três iguais para eliminá-las da área de jogo o mais rápido possível, pois a plha começa a descer com o tempo e se cruzar uma linha na parte de baixo da área de jogo a partida acaba. Algo bastante simples e divertido, que foi muito bem explorado em todas as modalidades de jogo.

No modo principal, o jogador deve eliminar as pilhas de bolinhas coloridas de cada cenário para passar de fase, mas conforme avança, algumas espécies de bolinhas especiais surgem e podem causar diversos efeitos no campo; a bola de fogo, quando atingida, destrói todas bolas que estão ao seu redor, a bola de água faz com que todas as bolas ao redor passem a ser do mesmo tipo, enquanto as bolas de raio eliminam todas as bolas que estiverem na mesma linha horizontal que ela; a presença dessas bolas adiciona um elemento interessante as partidas, pois aumentam o fator estratégico das mesmas. A dificuldade neste modo de jogo é crescente e o progresso do jogador pode ser salvo através de passwords.

No modo desafio, o jogador deve se manter no jogo o maior tempo possível, eliminando as bolas que integram a pilha enquanto a mesma cresce.

No modo versus, como o próprio nome já diz, trata-se de uma disputa contra o computador ou entre dois jogadores na qual eles devem eliminar suas pilhas de bolas, mas o ato de um jogador de eliminar sua pilha aos poucos faz com que a pilha do adversário cresça, com a adição de peças aleatórias, que surgem de baixo para cime e em pontos diversos, perde o jogador que deixar sua pilha chegar à linha na parte inferior da tela.

Considerações finais
Bust-A-Move é um ótimo game, com uma mecânica de jogo bastante simples e divertida, o jogo é muito bom, seja para uma ou duas pessoas, sendo altamente recomendado por este blogueiro que vos escreve!

Créditos Review: Gabriel


Download: Clique Aqui!

2 comentários:

  1. ;D ah esse jogo é maravilhoso, fez parte da minha infância

    ResponderExcluir
  2. show de bola! já passei horas e horas jogando, possuo esse jogo em um cartucho 5-in-1.

    ResponderExcluir

Lembrando que as suas visitas e agradecimentos são o nosso incentivo, ajude-nos a divulgar o blog... A sua ajuda é muito importante para nós!! E não se esqueça de add nosso blog aos seus favoritos!