sábado, 23 de março de 2013

Super Bomberman 4

Gênero: Puzzle
Ano: 1996
Fabricante: Hudson
  

Super Bomberman 4 foi feito pela Hudson Soft, que  infelizmente abriu concordata tempos atrás, e foi lançado no longíncuo ano de 1996. Tendo sido lançado somente no japão, é curioso como ele se tornou bastante conhecido. Infelizmente a franquia não alcançou muito sucesso depois do Super Nintendo, apesar de jogos como o Bomberman 64, que é legal. Então, vamos relembrar como é explodir tudo?

A história do jogo é a seguinte: Os Homens Bombas estavam descansando depois de derrotar o vilão, quando o seu  inimigo  volta(sério, porque não matar o inimigo e se livrar do problema de uma vez?). Ao menos essa é história que eu consegui entender, até porque a cutscene não tem nenhuma palavra(e como o jogo foi lançado só no Japão, mesmo que tivesse eu não entenderia). História simples, rápida e o mais importante, pode ser pulada com o start. Ou seja, tudo que a história de um game de ação precisa.

Gráficamente, o jogo é bonito e bem colorido, dando um aspecto infantil e talvez fofinho. A trilha sonora é muito boa, sendo bem alegre e tornando o jogo ainda mais divertido. Os sprites são muito bem feitos, sendo que é difícil diferenciar pixels. Além disso é bem fácil de distinguir tudo que está na tela. Vamos falar da parte que interessa agora: Jogabilidade.

O cenário do jogo é uma espécie de tabuleiro onde tem algumas paredes que podem ser explodidas e outras não. Às vezes as paredes soltam Power Ups que te torna mais poderoso e que só desaparece quando você morre. Seu objetivo é simplesmente matar seus inimigos com explosões, sendo que alguns inimigos tem habilidades especiais, como por exemplo transformar uma bomba num power up com uma martelada, sendo necessário entender um pouco a AI do jogo e jogar estrategicamente, para evitar ficar aprisionado entre uma parede e uma bomba, por exemplo. As vezes seu inimigo ao morrer deixará um ovo que se tranforma numa montaria para te ajudar.

O gameplay é ótimo em vários quesitos. Por ser um jogo que precisa de precisão do controle de personagens(senão você pode morrer com sua própria bomba. Sim, você vai fazer isso, aceite), acredito que a Hudson se esforçou pra trazer um controle MUITO BOM. O game é extremamente simples e com 30 segundos esmagando botões aleatórios, você já sabe exatamente o que fazer.

Uma coisa bastante interessante é que Bomberman 4, assim como outros jogos antigos tem uma forma de ensinar a jogar bem didática e orgânica, sem precisar de um How To Play. Por exemplo, quando você estiver apertando um botão que não solte bomba, você verá que o personagem fará um movimento pra frente, te ensinando que aquele botão tem função em alguns casos, como por exemplo, para explodir uma bomba de controle remoto.

Resumindo: É um game muito bom e divertido, perfeito pra ensinar a namorada que quer aprendar a jogar videogame. É um jogo bem original, sendo extremamente difícil definí-lo em um gênero, sendo que é considerado simplesmente um jogo de ação. Merece com certeza a nota 10, porque bomberman é realmente uma franquia única e na minha opinião, o 4 foi o melhor jogo da série. 



Créditos Review: Matheus Oliveira

Download: Clique Aqui! 

3 comentários:

  1. Nossa,tbm acho o 4 melhor de tds,vc tem td meu respeito =)

    ResponderExcluir
  2. Sem sobra de duvidas Bomberman 4 e o melhor de toda serie , graficos robustos e bonitos, jogabilidade excelente e acima de tudo e muito divertido !! tanto o modo historia como o multyplayer batalha, ate hoje as vezes abro emu emulador para dar uma jogada e derrotar a galera hahahaha

    ResponderExcluir
  3. Esse jogo realmente é muito bom, mas o melhor da série na minha opinião foi o Bomberman 5. Digo isso por vários motivos: perfeição de detalhes nos movimentos dos personagens; qualidade de imagem e som bastante superior aos anteriores; mudança no som das explosões das bombas, conforme a força que a bomba possui o som vai mudando; novos tipos de bombas adicionados ao jogo, como a mina e a bomba teleguiada, que persegue o inimigo até explodir junto com ele; gostei do jeito como colocaram as fases dos jogos anteriores e, ao mesmo tempo, incluíram fases novas; é o jogo de bomberman que mais tem fases, ideal pra quem é fã da série e quer jogar muuuuuito rsrsrs; é o único da série que tem bateria pra salvar o progresso do jogo. Enfim, por todos esses motivos eu acho que o 5 é o melhor de todos. Tá faltando uma review do Bomberman 5 hein. rsrsrs

    ResponderExcluir

Lembrando que as suas visitas e agradecimentos são o nosso incentivo, ajude-nos a divulgar o blog... A sua ajuda é muito importante para nós!! E não se esqueça de add nosso blog aos seus favoritos!