segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

SD2SNES (Análise) - (Review)


Com o advento dos Flash Cards,tendo início na era do Game Boy Advanced,é crescente o número de Flash Cards para os demais consoles que fazem uso de cartuchos,como não poderiam ficar de fora,os consoles retrôs,quase todos tiveram Flash Cards produzidos.Atualmente há no mercado Flash Cards para diferentes consoles (Snes,Mega Drive,N64,Game Gear,Master System,Gba,Nds...).
O Snes,dentre todos os consoles,é o que possui mais Flash Cards,com diferentes funções e preços.Podemos encontrar o Super Ufo Pro 8,Snes Powerpak,Super Everdrive,Snes Tototek e o SD2SNES,no qual trataremos agora.
Todos os Flash Cards criados até agora,tem como principal propósito,a possibilidade de ter todos os jogos reunidos em um único cartucho para jogar,mas o que dificulta tal possibilidade,é a complexidade em determinados jogos,isso porque alguns jogos possuem chips especiais e tais chips não são suportados na maioria dos Flash Cards,ou quando suportado,é de forma restrita,como é o caso do Snes Powerpak e o Super Everdrive que só tem suporte à um único chip especial,o DSP1,mas a quantidade de chips não se restringe ao DSP1.Agora que o SD2SNES entra em cena,diferente dos demais,ele já possui suporte à diversos chips especiais e os que ainda não possuem suporte,serão implementados via firmware.
 Chips já suportados:
  • BS-X memory map / Satellaview
  • DSP1 / 1b
  • DSP2
  • DSP3
  • DSP4
  • ST-010
  • Cx4
  • MSU1
  • S-RTC
Grandes clássicos como Mega Man X2, X3, Top Gear 3000, Mario Kart, e outros games que não eram suportados no demais Flash Cards,com exceção do Mario Kart que é suportado pelo Snes PowerPak e pelo Super Everdrive,hoje está implemtenado no SD2SNES,atualmente o seu desenvolvedor,Ikari,ucraniano,está trabalhando para o suporte do Super FX,chip responsável para Super Mario World 2:Yoshi's Island,Star Fox e outros.Depois que terminar o Super FX,o próximo chip especial a ser implemtentado será o SA1,responsável pelo jogo Super Mario RPG e outros.
Segue abaixo alguns vídeos demostrando o funcionamento de alguns jogos que necessitam de chips especiais:



O SD2SNES não para por aí,o mesmo conta com o suporte ao MSU-1.Criado por Byuu, criador e programador do Bsnes, ele descobriu algo parecido com um exploit , algo deixado pela Nintendo no SNES.Primeiro ele deu o nome a descoberta de ''21FX'',mais tarde ele renomeou para S-MSU1.
Ele dá ao SNES a capacidade de transmitir até 4GB de dados,dando a possibilidade para a reprodução de vídeo em alta qualidade à 30fps com 256 cores e áudio com qualidade de CD 44.1KHz em estéreo.

O resultado dessa impressionante capacidade que o Snes acaba adquirindo,pode ser conferido pelo port do game Super Road Blaster,jogo lançado oficialmente para o Laserdisc.
Confira abaixo alguns vídeos que fazem uso da capacidade do MSU-1:
Super Road Blaster

Super Mario Odyssey MSU1 áudio demo:

Vídeo de animação:

 
Confira suas características completas:
  • Suporte aos cartões de memória: SD/SDHC/SDXC (até 64 GB).
  • Slot de alta qualidade para os cartões.
  • Rápido carregamento de roms (~9MB/s).
  • Rápida navegação pelos menus.
  • Diretórios são automaticamente organizados em ordem alfabética
  • Menu de alta resolução (512×224) para disposição adequada dos nomes dos jogos.
  • Relógio em tempo real.
  • Suporte à ROM até 128MBit.
  • Gravação automática dos saves no cartão SD  enquanto o jogo é executado
  • Capacidade de atualização via firmware. 
  • SPC Player
  • SuperCIC key (SNES CIC clone):
    • permite o seu funcionamento em SNES de qualquer região.
  • Patch automático de região - eliminando a seguinte mensagem: “This Game Pak is not designed…” 
  • Suporte futuro: Game Genie e Action Replay.
Vídeos de jogos em funcionamento no SD2SNES:



O SD2SNES é sem dúvida o Flash Card mais completo e promissor que o Snes possui,mas por ter todas essas funções e o seu alto custo de produção,o mesmo acaba saindo para o consumidor com um preço bem salgado,variando de 190,00 até 259,99 doláres de acordo com o  que vem acompanhado.
Você pode adquiri-lo por 190 doláres no site da Retrogate em sua versão mais simples,sem carcaça e cartão de memória,podendo adcionar a carcaça por 16,00 USD e o cartão de memória por 10,00 USD.O frete para o Brasil na forma de envio mais econômica fica em 5,00 USD.Resumindo,caso queira somente o PCB do SD2SNES ele não sai por menos de R$ 400,00,sem contar com o risco de ser taxado pela Receita Federal quando o mesmo chegar ao Brasil.
Somente PCB:

Eu comprei somente o PCB,chegando sem ser taxado e em um envelope bem pequeno e discreto,ou seja,a possibilidade de ser taxado existe,mas é mínima.
Para os mais "endinheirados",tem a versão Deluxe da loja Stone Age Gamer, que está saindo por 259,99 USD.Esta versão acompanha o PCB,carcaça,caixa,manual,cartão de memória de 4GB,CD com firmware e cabo USB.


O SD2SNES tem tudo para ser o Flash Card definitivo do Snes,contando com funções únicas e diferenciadas dos demais cards,além das futuras implementações que receberá,o tornando completo.Caso tenha vontade e condições de adquirir um dos cards disponíveis no mercado,sem sombra de dúvidas o SD2SNES é a melhor opção.

Site oficial: Clique Aqui!

Sites de venda:
Retrogate 
Stone Age Gamer
DragonBox
MMGRetro 
Hardcore Gamer 
Emere

25 comentários:

  1. Ótimo review, bem completo e explica muito bem as funções do FlashCard

    Tenho uma dica para seu blog, crie uma seção de trocas, para que as pessoas possam negociar cartuchos ou consoles, etc.

    Caso vc saiba de alguem interessado, eu tenho alguns itens para trocar
    50 fitas de Snes ( algumas originais, outra paralelas)
    7 fitas originais de N64 (algumas estão com caixa)
    Nintendo 64 com fonte, cabo av, 1 controle, rumble pack e memory card

    e-mail para contato : caioaelias@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Nossa q sonho essa flashcard! *-* Putz, vc comprou o Snes Powerpak, o Super Everdrive e agora o SD2SNES? wwoooowww maaaanoo quer dar um pra mim não? kkkkk brincadeira! Mas será q o Super FX, o Game Genie e o Action Replay serão por firmware? E como é possível atualizar o firmware?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim,os demais chips especiais serão implementados posteriormente por atualização via firmware,sendo que o processo de atualização é bastante simples,devendo copiar o novo firmware para o cartão SD e ligar o console,no qual a atualização será feita automaticamente.

      Excluir
  3. legal, mas não tem game genie, se tivesse aí sim seria completo. pena não rodar o smw2yi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Game Genie e o Action Replay serão implementados posteriormente por atualização via firmware.

      Excluir
  4. Ei poderia criar um mini Tutorial de como comprar na RetroGate ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O pagamento é feito via Paypal,cadastre-se no Paypal,depois vincule o seu cartão de crédito à conta Paypal,e finalmente faça a compra,na qual será debitada no seu cartão de crédito.

      Excluir
  5. Como você conseguiu a proeza de comprá-lo no Retrogate? Está sempre sem estoque.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ficava de olho,assim que ele ficou disponível,eu comprei.Ele ainda ficou umas 3 semanas disponível.Hoje(12/03/13)o SD2SNES está em stock na Stone Age Gamer: http://www.stoneagegamer.com/sd2snes-board-only.html

      Excluir
    2. vonde de comprar eu tenho mais qual é o site que vc recomenda ? to pra comprar no Retrogate

      Excluir
    3. comprei o meu na retrogate, não houve nenhum tipo de problema, não foi taxado e chegou dentro de 3 semanas.

      Excluir
  6. Só da pra comprar pelo cartão de crédito? Pq eu não tenho...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pelo jeito é só pelo cartão mesmo, cartão este vinculado a uma conta Paypal.

      Excluir
    2. Mas tipo, será q pelo Pay Pal não tem como pagar de outro modo? É q nunca fiz compras pelo Pay Pal, só compro pelo ML e sempre pago por boleto ou por depósito bancário, então não sei como funciona...

      Excluir
    3. A única forma de pagamento pelo Paypal é com o cartão de crédito. Antigamente era possível a compra de créditos no Paypal com outros usuários dele, mas hoje já não é mais possível. Infelizmente, ainda não é possível a compra por boleto ou depósito.
      Para você utilizar o Paypal é só cadastrar no site do mesmo, depois vincule um cartão de crédito na conta do Paypal.Aí quando você for comprar, o valor do produto será pago com o cartão de crédito que foi vinculado no Paypal. Depois a cobrança será feita na fatura do cartão de crédito vinculado.

      Excluir
    4. Então meu sonho de ter o SD2SNES acaba de ir pro espaço... T.T Só se alguém q tiver cartão de crédito topar comprar pra mim, mas isso é beeeem difícil, droga! Vou ter q pegar o Super Ufo Pro 8 mesmo.

      Excluir
  7. olá se possível me tirem uma duvida. estou querendo comprar um desses flash cards para jogar em meu snes.. porem vou jogar somente via rooms não pelos cartuchos... nesse caso qual o melhor investimento para se fazer?? se eu comprar esse super ufo pro 8 vai rodar qualquer jogo via room??? valeu!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos os flash cards são para rodar através de roms.Nenhum dos flash cards são compatíveis com TODAS as roms. O SD2SNES é o que tem maior compatibilidade,mas os outros rodam uns 96% de todas as roms do snes.Com o Super Ufo Pro 8 vc conseguirá rodar a maioria das roms, ficando limitado a poucas roms que não funcionarão.O Super Ufo é o melhor custo-benefício,isso pq os outros flash cards são mais caros, e o que eles tem de vantagem,não compensa a diferença no preço.Caso queira algum jogo específico que so funcione nos demais, aí vc tem que escolher um deles.

      Excluir
  8. No paypal, é necessário que o cartão de credito seja internacional? Será que se eu vincular o meu MASTER NACIONAL no paypal eu consigo comprar? Quantos levou para o SD2SNES chegar em sua casa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu foi comprado com um cartão internacional, por isso não sei te informar se é possível a compra com um cartão nacional vinculado, mas acho que seja possível, se você conseguir comprar com ele em outros sites internacionais, com certeza funcionará.Levou cerca de 21 dias para chegar, lembrando que o mesmo não foi taxado.

      Excluir
  9. ola amigo td blz ! estou inetressado no super ufo 8 sera que tendo um cartucho com o chip especial da pra rodar as roms ou é balela?

    ResponderExcluir
  10. Já faz tempo que foi feito o review e a quantas anda a implementação dos outros chips pelo firmware? e dá pra coloca uma capinha de outro jogo no PCB? um forte abraço Naruto-Kun

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele está trabalhando na implementação do chip Super FX, esta informação foi dada no mês de maio. Quanto à capinha, eu utilizei uma do Star Fox, será necessário fazer uma adaptação na parte superior para a entrada do cartão de memória. Procure utilizar capinhas de cartuchos que têm chips especiais, porque eles têm uma base de apoio melhor para o PCB.

      Excluir
  11. Ja que o blog anda meio parado, pq voçê não faz um video mostrando o uso dos seus flashcard em um snes real, sabe mostrando diferenças, vantagens e etc.

    ResponderExcluir
  12. amigo a alguma possibilidade do super ufo pro 8 atualiza pra pega jogos com chip especial...

    ResponderExcluir

Lembrando que as suas visitas e agradecimentos são o nosso incentivo, ajude-nos a divulgar o blog... A sua ajuda é muito importante para nós!! E não se esqueça de add nosso blog aos seus favoritos!