domingo, 12 de fevereiro de 2012

Harvest Moon

http://i236.photobucket.com/albums/ff289/diegoshark/blogsnes/HarvestMoon_00000_256x224.png
Gênero: Simulação/Rpg
Ano: 1997
Fabricante: Natsume
http://i236.photobucket.com/albums/ff289/diegoshark/blogsnes/HarvestMoon_00001_256x224.pnghttp://i236.photobucket.com/albums/ff289/diegoshark/blogsnes/HarvestMoon_00002_256x224.png

Um jogo onde você tem a oportunidade de simular o funcionamento de uma fazenda. SimFarm? Maxis?! Não, esqueça esses nomes. Harvest Moon é um simples misto de RPG e simulação com jogabilidade e gráficos amigáveis, mas que nem por isso deixa de ser um belo exercício de paciência e dedicação. Lançado no final da era 16-bits, Harvest Moon acabou permanecendo como um game meio desconhecido, até que suas versões posteriores projetaram a série para um público maior.

A tela de introdução dá a entender um pouco o contexto no qual está enfiado seu pobre personagem: seus pais, por algum motivo, o mandaram para uma velha fazenda abandonada e deram um prazo de 3 anos para colocar ordem no lugar. Tarefa difícil? Olhando para a total desorganização inicial da fazenda, sem dúvida alguma. Você começa com um grande terreno - e vai terminar com ele -, cheio de ervas daninhas, pedras e toras de madeira, além de algumas casas para animais, um jardim e uma casa de ferramentas. E a partir daí, o jogo te dá a liberdade para fazer o que bem entender. Você pode tanto se focar na plantação de vegetais quanto na criação de animais, ou até cavar sua fazenda em busca de dinheiro (o que é meio estúpido). Mas tenha em mente que cuidar de uma fazenda assim custa dinheiro, e você terá que pensar as atividades mais lucrativas para poder adquirir novas ferramentas, sementes e animais. Além disso, os dias são limitados, o tempo é curto e seu personagem também se cansa, o que te obriga a administrar da forma mais racional possível as atividades que você realizará. Ah sim, você não conta com a ajuda de mais ninguém: é apenas você e Deus para cuidar de uma fazenda de dezenas de hectares. Bem, se é que você acredita em Deus. E, então, depois de um tempo ralando para regar seus legumes, colhê-los e alimentar suas vaquinhas, até chegar à fadiga, você pára e pensa... "Essa porcaria é mais difícil do que eu imaginava!". Ah, eu mencionei que desastres naturais como terremotos e furacões atingem sua fazendinha de vez em quando?

No começo, você dispõe de apenas algumas ferramentas básicas em sua casa de itens (mas poderá adquir outras, posteriormente, para otimizar seu trabalho): enxada, machado, regador, martelo, foice... Com eles, você poderá dar o pontapé inicial à sua fazenda, limpando o terreno, jogando sementes sobre a terra e regando-as. Com o tempo, você poderá vender alguns vegetais e , assim, receber um capital básico para adquirir novas coisas. Mas é claro que você não poderá ficar até o fim do jogo com uma horta pequena, plantando os mesmos tipos de vegetais. Certos tipos de vegetais crescerão somente em algumas estações específicas, e você precisará estar atento ao que plantar e ao que comprar para não se decepcionar depois. E, também, é imprescendível que você amplie suas hortas, dando espaço para mais sementes e vegetais.

Animais? Ah sim, as vacas e galinhas são uma das peças mais importantes para o desenvolvimento da sua fazenda. Eles poderão fornecer leite e ovos, que você poderá vender para ganhar dinheiro. Mas se você esperava alguma facilidade aqui, desista. Cuidar de animais é tão, ou até mais difícil do que cuidar da sua hortinha. Além de ser uma atividade nada rentável no início, suas vacas necessitam de massagens diárias e de ração, e, eventualmente, alguns mimos a mais. Caso você não supra suas necessidades, terá de se contentar com leite ruim e com as doenças que essas infelizes poderão pegar. Elas podem morrer caso você não cuide bem delas: trate-as como se fossem suas filhinhas quadrúpedes. Além de tudo, suas vaquinhas e galinhas são bastante exigentes: ração comum não funciona tão bem quanto uma grama saudável e natural, rica em proteínas e celulose, na qual você irá torrar boa parte de suas economias para plantar.

Bem, mas há muito mais coisas para se fazer em Harvest Moon do que ralar como um pobre coitado. Nos horários de folga, siga para o lado de sua fazendinha, e você encontrará uma montanha e uma pequena vila, com simpáticos moradores. Na montanha, você dispõe de um relaxante SPA e, na cidade, festivais ocasionais e bebedeiras sociais no barzinho noturno. Os festivais também são uma grande tacada de Harvest Moon. São eventos sociais muito interessantes, que funcionam como uma espécie de "feriado" para o seu sofrido personagem. E um feriado bem divertido, cá entre nós. Nos festivais você poderá comprar perfumes para sua pretendente, dançar e até participar de uma gincana bem interessante. Eventos como a noite de natal e a passagem de ano também estão presentes no jogo, em dias nos quais você poderá fazer algo diferente do rotineiro.

E, se você é um solitário neste mundo insosso e cruel, ao menos em Harvest Moon você poderá desencalhar. Existem algumas garotas especiais no game, e todas elas possuem uma espécie de "nível de afetividade" em relação a você, o qual elas registram em seus diários. Quanto mais conversas e presentes você dá a elas, mais o nível aumentará. Diferente do que poderia acontecer na vida real, você não é esbofeteado se ler esses diários, então aproveite! Ao atingir um certo nível de afetividade, você poderá propor casamento e, quem sabe, constituir uma família: você, sua mulher e seus herdeiros. Hum, quem sabe Harvest Moon não poderia ser categorizado como um 'Dating Sim' também...

A jogabilidade é bem fácil e simples. Nada de trezentos menus, afinal de contas este é um "quase" RPG. Com poucos botões, você poderá trocar seu item em mãos, usá-lo, correr, e uma série de outras coisas. Os gráficos são muito bonitos e coloridos e o game tem um aspecto cartunesco bastante convidativo. O problema mesmo é o som. Você até pode gostar das musiquinhas de fundo... Até perceber no décimo loop que elas estão repetindo. E repetindo. E repetindo. Bem, você sempre tem a opção de deixar no mudo e ouvir outra coisa em vez disso, então o som nunca é um problema de fato.

Por mais que os Harvest Moon posteriores sejam muito mais superiores em detalhes e ofereçam uma quantidade maior de possibilidades e opções, a Natsume conseguiu fazer logo aqui, no primeiro game da série, um jogo bastante envolvente e divertido. Você vai ter que colocar os miolos para funcionar, ao menos um pouco, em Harvest Moon, e este é um jogo para o qual você vai ter que dedicar bastante tempo para começar a ver os resultados.




Créditos Review: Bored_Cyrus

Download: Clique Aqui!

3 comentários:

  1. o meu favorito, juntamente com super bomberman 4!

    ResponderExcluir
  2. o melhor pra passar a tarde descansando dos problemas

    ResponderExcluir

Lembrando que as suas visitas e agradecimentos são o nosso incentivo, ajude-nos a divulgar o blog... A sua ajuda é muito importante para nós!! E não se esqueça de add nosso blog aos seus favoritos!