sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Pocky & Rocky / Kiki KaiKai


Gênero: Shoot’em Up
Ano: 1993
Fabricante: Natsume
http://i236.photobucket.com/albums/ff289/diegoshark/blogsnes/PockyRocky10001_256x223.jpghttp://i236.photobucket.com/albums/ff289/diegoshark/blogsnes/PockyRocky10002_256x223.jpg

A série

Kiki Kaikai é uma série de shooters desenvolvida e publicada pela Taito; a franquia teve início com o jogo de mesmo nome lançado em 1986 para várias plataformas; desde então a série recebeu mais alguns jogos para outras plataformas nos anos seguintes, sendo que os games lançados no ocidente receberam o título Pocky & Rocky. Alguns dos jogos foram desenvolvidos e publicados pela Natsume, sob licença da Taito.

Varrendo espíritos do mal

Pocky & Rocky (Kiki Kaikai Nazo no Kuro Manto no Japão) é um shooter desenvolvido e publicado pela Natsume; lançado em 1992 no Japão para Super Famicom e em 1993 nos EUA para Super Nintendo, o game é o primeiro jogo da série lançado no ocidente, tendo algumas diferenças se comparado a versão lançada no Japão. O jogo em si é um shooter com a câmera posicionada no alto, semelhante a jogos de RPG.

História

O jogo se passa no Japão feudal. Pocky (Sayo no Japão) é uma sacerdotisa de um templo, uma noite, um tanuki chamado Rocky (Manuke no Japão), membro de um grupo de youkais conhecido como "Nopino Goblins", chega ao templo após se tornar o único de seu grupo que não passou a agir estranhamente. Juntos, Pocky e Rocky devem descobrir o que está por trás desse e de outros estranhos acontecimentos recentes.

Gráficos

São ótimos; o visual geral do game é simples, mas muito bem feito, colorido e animado; os personagens são simples, mas muito bem feitos; os inimigos são bem feitos e variados, sendo os maiores e os mestres mais detalhados; os cenários são muito bem feitos, diversificados e detalhados, retratando diversos ambientes; a animação do jogo flui muito bem.

Som

Ótimo; as músicas presentes no jogo são muito boas e combinam bem com a atmosfera do game, sendo bastante animadas; a trilha sonora de Pocky & Rocky utiliza música japonesa tradicional, mas com uma batida eletrônica; os efeitos sonoros são bons, cumprindo bem seus papéis.

Jogabilidade

Ótima, com controles muito bons; a jogabilidade de Pocky & Rocky lembra um pouco shoot'em ups verticais, mas com a principal diferença de que aqui a progressão não é automática, mas sim plenamente controlada pelo jogador, havendo a possibilidade de voltar à pontos anteriores do cenário ou parar por algum momento.
Embora as aparências sejam diferentes, Pocky e Rocky têm os mesmos movimentos, sendo a escolha por este ou aquele personagem algo que pode ser decidido somente pelo gosto do jogador; os personagens possuem ataques de curta distância, Pocky utiliza um bastão e Rocky sua cauda, assim como ataques com alcance maior, com Pocky lançando cartas mágicas e Rocky folhas, um pulo para uma parte mais distante e um ataque especial, que atinge todos os inimigos na tela; os ataques com maior alcance podem ser aprimorados através de power-ups, que aumenta a quantidade de objetos lançados ou os transforma em bolas de fogo; os ataques especiais têm seu uso limitado, mas o jogador pode encontrar itens que aumentem o número de vezes que o ataque pode ser usado. O personagem controlado pelo jogador possui um contador de energia, que pode ser recuperado com os itens adequados e que pode ser ampliado com o progresso pelas fases; caso os personagens morram, eles retornam imediatamente, sem que haja transição para alguma outra tela.
As fases são bastante variadas em termos de desafio, apresentando inimigos, obstáculos e armadilhas diversificadas, mantendo o jogador em constante alerta; ao longo das fases, o jogador encontra várias caixas que podem ser abertas, em algumas delas há itens, enquanto em outras, inimigos e armadilhas se escondem; o jogador será obrigado a enfrentar inimigos maiores e mais desafiadores que os habituais; os mestres são um capítulo à parte, sendo incrivelmente desafiadores e criativos, exigindo do jogador muita habilidade nos controles. A dificuldade pode ser selecionada, mas mesmo no nível fácil o jogo se mostra consideravelmente desafiador; o game pode ser jogado por duas pessoas em modo cooperativo.

Considerações finais

Pocky & Rocky é um jogo com um estilo não tão comum, mas por isso se torna interessante, apresentando uma jogabilidade criativa e desafiadora, em conjunto com bons gráficos e trilha sonora; um título memorável e mais que recomendado!




Créditos Review: Gabriel

Download: Clique Aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lembrando que as suas visitas e agradecimentos são o nosso incentivo, ajude-nos a divulgar o blog... A sua ajuda é muito importante para nós!! E não se esqueça de add nosso blog aos seus favoritos!