Admin On terça-feira, 8 de março de 2011 4 Comments

Gênero: Ação
Ano: 1990
Fabricante: Capcom
Os "Mad Gear", a gangue mais terrível de "Metro City", sequestram a filha do recém-eleito prefeito Haggar e tentam chantageá-lo. Haggar como um bom político (isso existe?) recusa a proposta da gangue e decide de uma vez por todas "limpar" a cidade com suas próprias mãos. Contando com a ajuda do namorado de sua filha, Cody, eles partem para fazer com que cada integrante da "Mad Gear" pague por tudo que fizeram.

Lançado originalmente para Arcade, Final Fight revolucionou os jogos do estilo "briga de rua", trazendo comandos simplificados e características próprias para cada personagem, coisa que não existia na época (Quem já jogou Double Dragon II sabe muito bem disso!), além de seus belos gráficos, com sprites de personagens grandes e uma trilha sonora envolvente. Sua conversão para Super Nintendo acabou sofrendo algumas perdas, como o modo para 2 jogadores (que realmente faz falta) e aqui já não se tinha mais o terceiro personagem selecionável, que seria o ninja "Guy". Mas apesar dos pesares, a versão para o console doméstico tem os seus méritos, também fez muito sucesso e será essa que enfatizarei aqui.

Em Final Fight o esquema é simples, eficaz e divertido: Escolha seu personagem e saia detonando todo e qualquer meliante que lhe aparecer pela frente. Com o B você pula, com o Y você soca e com os dois apertados juntos seu personagem desfere um golpe especial, que lhe custa energia, mas que derruba os oponentes que estiverem ao seu redor. E ainda existem outros golpes que podem ser executados no ar e outros agarrando o inimigo, como o famoso "pilão" de Haggar (agarre o inimigo, pule, e no ar pressione para baixo e o botão de soco).

As fases são típicas urbanas, como metrôs, bares e indústrias, com cenários muito bem desenhados e cheios de detalhes. E como todo bom jogo de "briga de rua" existem os "power up" que podem ser coletados durante as fases e dão vida e pontos, e também os itens de combate que variam de facas, porretes, canos etc, tudo pra aumentar a porradaria diversão.

Os personagens
Mike Haggar
Haggar é um ex-campeão de Luta Livre. Depois de passar 5 anos no circuito wrestling profissional, ele retornou para seu lar e atualmente é o prefeito de Metro City. No jogo Haggar é o mais forte dos personagens, porém é o mais lento.
Cody
Cody foi treinado nas artes marciais desde que tinha 9 anos de idade. Ele ostenta o quinto grau de faicha preta no Karatê e é muito habilidoso com facas. Atualmente namora com a filha de Haggar, Jéssica.
Cody é um personagem balanceado que dosa velocidade e força. É o único que pode manusear facas contra os inimigos (os outros personagens somente arremessam-nas).
Guy
No Super NES, Guy aparece somente numa versão lançada pela Capcom chamada de "Final Fight Guy", sendo que a única mudança dessa versão é a substituição de Cody por Guy. Guy é o mais ágil dos 3 personagens e tem a habilidade de saltar "quicando" nas paredes, porém é o mais fraco e seus golpes surtem menos efeito em seus oponentes.

Final Fight não foi o primeiro jogo de "briga de rua" a ter sido feito, mas foi ele que aperfeiçoou o gênero.
Muitos outros bons jogos no mesmo estilo vieram depois (inclusive as duas sequências dessa série para o SNES), mas "Final Fight I" ficou marcado por ter sido um "divisor de águas" dos famosos games "Beat'em Up" ou como eu diria: "Briga de rua".

Créditos Review: Hardcore Gaming


Download (rom em português): Clique Aqui

Confira também: Final Fight 2 e Final Fight 3

4 comentários:

Lembrando que as suas visitas e agradecimentos são o nosso incentivo, ajude-nos a divulgar o blog... A sua ajuda é muito importante para nós!! E não se esqueça de add nosso blog aos seus favoritos!