Admin On sábado, 8 de maio de 2010 7 Comments

Gênero: Puzzle
Ano: 1996
Fabricante: Nintendo
Na época áurea do Snes, a Nintendo mostrava que tinha duas coisas de sobra que hoje em dia não andam faltando um pouco: Competência e criatividade. Tanto na manutenção e criação de consoles, quanto na criação de games ,a Nintendo mostrava muito destas duas qualidades, tanto que, a Sega suava muito para tentar alcançar, porém nunca conseguiu.

Era notável a capacidade de criação de games da Nintendo para o Snes, games como Donkey Kong, Super Mario, F-Zero, Super Metroid entre tantos outros são ícones inquestionáveis do mundo videogamelístico. Prova disto é que a Nintendo não cansa de fazer versões destes sucessos para suas atuais plataformas: Game Cube, GBA e o atual Nintendo DS (na verdade a Nintendo se sustenta destes sucessos antigos mas…).

Entretanto, existia um game em especial da Nintendo que, infelizmente nunca é colocado na lista dos grandes games da empresa, mas que sem sombra de duvidas era o mais viciante e divertido game do Snes: Tetris Attack.

Com uma simples, mas extremamente funcional jogabilidade, Tetris Attack nunca mais sairá da mente daqueles que o jogaram e com certeza, aqueles que o jogaram eram, são e sempre serão viciados convictos do game.

Derivado dos “produtos Mario e cia”, Tetris Attack tem com o personagem principal Yoshi, o “cavalinho linguarudo” de Mario em Super Mario Bros e como vilão, Browser, o eterno vilão de Mario, mas as semelhanças entre qualquer game de Mario e Tetris Attack acabam ai.

Muito da viciabilidade de Tetris Attack se da por sua simples jogabilidade, baseada em somente dois botões, alem dos direcionais, é claro. No game, existe a tela principal de jogo, e nesta os “bloquinhos” vão subindo na seguinte ordem, verticalmente de um em um e horizontalmente de seis em seis, sendo que a velocidade em que sobem vai aumentando de acordo com o nível de dificuldade e em certos eventos de acordo com o tempo de batalha. Cada bloco tem uma cor diferente e também a quantidade de cores, ou seja, de diferentes tipos de blocos varia com o nível de dificuldade selecionado.

Começada a partida, o jogador pode de maneira efetiva executas apenas três ações distintas: Com L ou R subir a tela mais rápido que o regular, mover um cursor na tela para mudar a ordem das pecas e com o botão A, mudar as peças selecionadas. Tal cursor funciona da seguinte maneira, ele engloba dois blocos, um do lado do outro, e pressionando o botão A as peças são invertidas de lugar.

Somente lendo como se opera no game, parece que o mesmo é bobo, vago, ou então complicado demais certo? Se você pensou assim, lhe convido a uma partida lá em casa e assim que começar a jogar vai mudar de idéia.

É claro que eu poderia aqui exibir e explicar como funcionam todas as opções de jogo, os tutoriais do game e o diabo a quatro…, mas vou me ater a expor o que realmente vale a pena no game e o que deixou todo mundo que o jogou viciado ate o fio de cabelo, o modo multiplayer.

No modo multiplayer, os jogadores selecionam primeiro entre os personagens do jogo (treze no total, sendo quatro chefes) e a partir daí a batalha começa, um jogador em cada tela de jogo (o que não atrapalha em nada, mesmo sendo duas telas de jogo na mesma TV), vencendo quem fizer o adversário se entupir de blocos primeiro. Para tal se pode realizar duas ações, que em conjunto, se tornam destruidoras para seu adversário.

A primeira é destruir os blocos de sua tela para ir esvaziando a mesma, para isso basta ir mexendo na ordem dos blocos ate juntar no mínimo três de mesma cor, não importando se for na horizontal ou na vertical, entretanto, se juntar quatro ou mais blocos de mesma cor em sua tela, você jogará em seu adversário, blocos uniformemente coloridos que irão ajudar a encher a tela dele. É possível quebrar estes blocos, basta juntar três ou mais de seus bloquinhos para transformar estes blocos jogados em você, em bloquinhos que poderão ser manipulados pelo jogador e novamente ser utilizados para bombardear a tela do adversário. Este efeito dominó “toma lá da cá” é o verdadeiro charme do game.

Com tempo de jogo, você consegue criar verdadeiros “tijolos” gigantescos para mandar em seu adversário e ele é que se vire para sair dessa, mas cuidado, pois se ele sair, provavelmente vai lhe mandar o dobro de tudo que você mandou nele e assim vai.

Sei que novamente, apenas lendo tudo parece complicado demais, ou bobo em demasia, mas novamente lhes digo que este game, na pratica, é a coisa mais viciante da Terra, ele é tão viciante que tenho certeza que, pessoas que na época se viciaram neste game, durante alguns dias tinham até dificuldade de dormir porque assim que fechavam os olhos viam aqueles malditos bloquinhos e começavam a jogar mentalmente o jogo (não é exagero, aqui quem vos fala sofreu deste mal).

Além de tudo isso, a musica do game também foi trabalhada com muito cuidado, durante a batalha regular, a musica é calma e bem gostosa de ouvir, parece até que foi feita para o jogador se esquecer da batalha, mas quando um dois dos jogadores está para perder, a musica se torna mais agitada, quase que mandando o jogador acordar para realidade. Todo esse trabalho musical se encaixa como uma luva no game e ajuda muito para torna-lo tão viciante quanto é.

O visual do game não é nada demais, mesmo porque o estilo do jogo não permite muito neste aspecto, podendo destacar a diversidade de personagens, um bem diferente do outro, e o design da tela de batalha que ficou muito bem trabalhada e colorida.

Enfim, sei que este é um game muito difícil para se traduzir em palavras, é praticamente impossível descrever a orgia de coisas que acontecem na tela ao mesmo tempo. O que pode ser garantido é que Tetris Attack é um dos games mais divertidos já criados para qualquer console da face da Terra e que é aconselhável para que qualquer pessoa, não importando sua idade, jogue, afinal, é mais um jogo com a marca e qualidade insuperável (naquela época) Nintendo.


Créditos Review: Kadaj


Download: Clique Aqui!

7 comentários:

  1. Realmente esse é um game muito bom muito divertido e vale muito a pena você passar tardes jogando com seus parceiros batalhas nesse jogo eu tenho o cartucho e gosto muito desse jogo pra lá de dinâmico da nintendo

    ResponderExcluir
  2. "pessoas que na época se viciaram neste game, durante alguns dias tinham até dificuldade de dormir porque assim que fechavam os olhos viam aqueles malditos bloquinhos e começavam a jogar mentalmente o jogo"

    Isso ainda acontece comigo kkkkkkkkk


    Eu jogava há uns 10 anos, quando era adolescente, voltei a jogar com emulador, e estou incentivando uns amigos a jogar também. Praticamente ninguém que eu conheça na minha cidade conhece o jogo. Mas todos a quem eu mostrei acharam muito louco, lembro que eu jogava na locadora e parava um monte de gente pra olhar eu jogar =)

    Vale lembrar as outras opções de jogo, você pode resolver desafios muito difíceis, ou tentar sobreviver o maior tempo possível, ou passar por "fases" em que é preciso destruir certa quantidade de peças, etc...

    Um dos meus preferidos com certeza

    ResponderExcluir
  3. Galera, esse jogo é d +, até hj com trinta anos d idade eu sou fã dele, tenho a fita original e n vendo por valor algum rsrsr
    nesse tempo era muito bom jogar game tipo os do super nes, a dificuldade era boa n tinha memory card aumentando assim a dificuldade.... bons tempos :)

    Eduardo de Belém do Pará

    ResponderExcluir
  4. PRATICAMENTE! ABSOLUTAMENTE INCRIVEL JOGO TETRIS ATTACK AMO demais esse jogo, viciei facil facil. Alias ninguem ganha de mim em Tetris Attack.

    ResponderExcluir
  5. como faço pra jogar online quero tanto amo essse jogo vou dormir sonhando com os bloquinhos rsrsrrs

    ResponderExcluir
  6. um dos melhores jogos, e assim como disseram acima, eu também afirmo ninguém ganha de mim

    ResponderExcluir
  7. Eu ja tive uma locadora, me lembro que comprei este jogo e so eu jogava, dai veio um curioso jogou e começamos a batalhar, chegou um ponto que minha locadora tinha 8 jogadores so batalhando tetris atack, um dos melhores jogos de batalha que ja joguei.

    ResponderExcluir

Lembrando que as suas visitas e agradecimentos são o nosso incentivo, ajude-nos a divulgar o blog... A sua ajuda é muito importante para nós!! E não se esqueça de add nosso blog aos seus favoritos!