sábado, 8 de maio de 2010

Super Metroid Redesign

http://i236.photobucket.com/albums/ff289/diegoshark/blogsnes/131SuperMetroidRedesign.png
Gênero: Ação
Ano: 2006
Fabricante: Nintendo

Hacked: Drewseph
http://i236.photobucket.com/albums/ff289/diegoshark/blogsnes/131screenshot3.pnghttp://i236.photobucket.com/albums/ff289/diegoshark/blogsnes/Metroid_Redesign.png

Super Metroid Redesign é exatamente isso, um remake do Super Metroid original feito por Drewseph e sua equipe. O original todo mundo conhece: um jogaço do Super Nintendo de 1996 que definiu um gênero de ação baseada na exploração de mapas gigantescos. Eu conheci e joguei. Bastante. E, particularmente, não gostei.

O redesign feito é, sem dúvidas, uma obra de muito trabalho com um resultado interessante. A idéia das novas botas de Wall-Jump foi algo inesperado, bem como a definição de paredes que podem ou não ser escaladas com tal habilidade. Também achei muito mais fácil utilizar o Wall Jump no estilo Redesign, até por sempre ter tido problemas no original.

Os inimigos estão mais fortes e, como o vídeo mostra, o exterior de Crateria foi aumentado e finalmente se parece com o queijo suíço que honra seu nome.




A física do jogo também foi alterada: agora Samus sofre com uma gravidade maior, caindo bem mais depressa que no original. Isso faz com que o clássico Bomb Jump tenha que ser reaprendido. Minhas queixas são quanto ao design tanto dos desafios, que são hercúleos desde o início do jogo e dos mapas, que seguem sempre uma abordagem “ioiô”.

“Como assim?” As áreas se resumem a ir até uma extremidade do mapa para pegar algum item que serve para ser usado em outra extremidade do mapa, onde você pega um segundo item que serve para ser usado em outra extremidade, onde você pega outro item que serve para que você consiga continuar além da área onde você pegou o primeiro item do exemplo. E esse vai-vém continua por tanto tempo no jogo que, em certo ponto, você deseja que tivessem colocado no jogo algum tipo de teletransportador ou item de viagem instantânea.

Se o mapa do original era grande, esse é gigantesco. E mais: também é confuso. Não acredita? Então dê uma olhada por si mesmo:


.
Grande parte da dificuldade do jogo fica por conta de passar muito mais tempo tentando descobrir “o que fazer” ao invés de “como fazê-lo“. É claro que existem cavernas por onde você precisará dominar, por exemplo, o pulo com bombas se quiser avançar – horas são extremamente gratificantes, diga-se de passagem -, mas correr por horas pela mesma área para descobrir que a saída está em um item escondido em espinhos, por trás de um pedaço de parede falsa é frustrante, pelo menos para mim: não há lógica, por mais escondida que seja, que te guie para a solução. Você simplesmente a descobre e pensa “Mas que raios isso tá fazendo aqui?!?”

Quanto aos design dos desafios, uma falha gravíssima é que não há uma clara progressão de dificuldade: fiquei horas agarrado no jogo pois fui obrigado a correr por uma região de alta temperatura sem a Varia Suit (aquela que te protege do dano de alta temperatura) só porque ela estava do outro lado de tal área. O desafio teria sido perfeito se, em algum outro ponto do jogo, eu tivesse passado por algo parecido, porém mais fácil. Ou então se houvesse regiões de “checkpoint” com dificuldade progressiva. O instinto de procurar por um caminho mais lógico faz com que, por várias vezes, quando no caminho certo, você pense “o caminho DEFINITIVAMENTE não é por aqui “.

Não é à toa que Super Metroid Redesign é tido como um dos mais difíceis hacks de jogos que você pode encontrar pela internet: é talvez o mais próximo que um jogo normal pode ir antes de cruzar a fronteira da morte súbita.

Minha dica é: faça o download e tire suas próprias conclusões. As minhas são essas mas, apesar de tudo, ainda é o Super Metroid. Uma coisa é certa: não se preocupe em terminá-lo ou ir muito longe sem um passo-a-passo (ou walkthrough). A não ser, claro, que você goste de desafios como esse e tenha tempo livre… Muito tempo livre…


Créditos Review: Tiago Frossard

Download: Clique Aqui!

16 comentários:

  1. eita troço difícil!!!!

    tem que ter muito tempo e disposição pra terminar esse jogo. no geral gostei, mas hoje em dia ele é impraticável pra mim.

    ResponderExcluir
  2. Eu to jogando metroid redesing...
    mas nem matei o primeiro chefe só o sub chefe
    to com 13 misseis, a bomb, wall jump, só isso msm!!!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Não achei tão difícil assim, mas os monstros "bestas" tem que levar vários tiros pra morrer, e é preciso ter mta paciência, o jogo realmente é um “ioiô”. Mas pra quem curte o jogo vale a pena ! ;)

    ResponderExcluir
  5. aaa .. como eu pego a bomb -.-

    derrotei o miniboss de brinstar, peguei a wall jump e fui tentar ir onde estava a bomb .. mas tem acido no caminho .-. e n tenho nenhuma energi tank

    ResponderExcluir
  6. Como é que eu faço pra pegar o Graplin ein?
    Estou preso, me ajudem.

    ResponderExcluir
  7. Algem sabe como acionar os misseis.

    ResponderExcluir
  8. Onde acho rom desse metroid para baixar

    ResponderExcluir
  9. egua muleque eu não consegui de jeito nem um roda esse jogo ja puxei tudo que me falaram rom emulador ja fiz o pacht e nada.me ajudem por favor

    ResponderExcluir
  10. A rom acima já está patcheada.É só abrir o emulador e escolher a rom,nada mais do que isto.Para melhor ajudá-lo,especifique o problema em questão.Flws!

    ResponderExcluir
  11. eu zerei e gostei, muito bom e vale a pena passar algumas hrs jogando ele xD

    ResponderExcluir
  12. Gurizada eu já zerei o super metroid o metroid fusion e o metroid zero missio é muito fácil é só prestar atenção! Dica:quando você vai a uma parte do mapa e não consegue sair por precisar de certo item vá até o próximo mapa só metem nas portas abertas do lado direito! Ex: peguei o hi jump em nofair e pelo lado esquerdo na penúltima porta após o elevador entre passagem ao lado da energia vital e depois a kraid e mate o chefão depois de vencer entre na porta ao lado e peguei a variar suit e vá livremente a nofair

    ResponderExcluir
  13. Alguem sabe se o metroid volta nao foi finalizado peguei uma demo dele mas achei muito bom,queria encontralo completo

    ResponderExcluir
  14. o super metroid Original é um excelente Jogo, mais vamos falar de raridade baseada no super metroid hacks é ótimo jogos que são todos bons pra mim é o super metroid hacks tenho mais de 200 rons do super metroid hacks

    ResponderExcluir

Lembrando que as suas visitas e agradecimentos são o nosso incentivo, ajude-nos a divulgar o blog... A sua ajuda é muito importante para nós!! E não se esqueça de add nosso blog aos seus favoritos!