Admin On terça-feira, 9 de março de 2010 9 Comments

Gênero: Luta
Ano: 1994/1995
Fabricante: Rareware
Street Fighter e Mortal Kombat não eram os únicos bons jogos de que fazia, a cabeça da galera. Em 1994, a Rareware mais uma vez encantou a todos com um excelente jogo do melhor estilo pancadaria. Killer Instinct foi lançado em 1994 para os fliperamas e, em 1995 ganhou uma versão para o Super Nintendo. Killer Instinct marcou por ser um jogo que, ao mesmo tempo que usava alguns elementos de Mortal Kombat, trazia uma beleza em termos gráficos nunca vista antes em jogos de luta. Curiosamente, o cartucho de Killer Instinct era totalmente preto. Por esse motivo, era dificil alguém chamar este clássico de pancadaria pelo seu próprio nome, Killer Instinct. Mas sim como costumavam dizer: Ei, vamos jogar uma partida de “Fita Preta”, e foi exatamente assim que o jogo ficou conhecido pelos seus fãs.

A história do jogo é a seguinte. Em um passado distante, uma guerra acontecia no mundo entre dois Deuses titânicos que se enfrentavam pelo domínio da Terra. Cansados desta guerra, um grupo de jovens guerreiros decidiram selar os dois Deuses em um limbo e a paz reinou durante muitos anos.

Agora, em um futuro não muito distante do nosso, o mundo vive em um estado caótico, não existem mais o ordem e as grandes potências lutam pelo controle do mundo.
Entre essas duas potências existe a Ultratech, que ao contrário da outras não entra no conflito direto. Em vez disso, vende armamentos para as outras super potências se destruirem. Além disso, a Ultratech domina o mundo através de um mega evento televisivo intitulado Killer  Instinct. Um torneio de luta onde o prêmio para o vencedor é tudo que este quiser. Os perdedores devem sofrer cruelmente nas mãos da Ultratech, ou seja, mais que fama, fortuna ou o destino do mundo, o prêmio do torneio é um objetivo de vida que cada um dos participantes tem em mente. Mas claro, ninguém contava que a Ultratech guardaria uma “bela” surpresa aos combatentes que entrassem para a nova edição do torneio. Eles libertam do Limbo um dos Deuses selados no passado, e o próximo Killer Instinct promete ser diferente de todos os outros.

O game reúne um time de lutadores que você nunca vai ver em nenhum Pride da televisão paga. Representando a turma dos “humanos”, temos Jago: O Monge, B.Orchid: uma agente secreta, Thunder: O índio e o boxeador Combor.
Do lado dos mutantes, temos lutadores como Cinder (Lembra o Tocha  Humana, do Quarteto Fantástico) e Sabrewolf, um homem que sofre uma rara doença que o transforma em lobisomem. Temos também seres bizarros como Riptor, um dinossauro que foi revivido pela Ultratech com inteligência humana, Spinal, que é o esqueleto de um antigo guerreiro ancestral, Glaucios, o alienígena que caiu na Terra por acidente e é aprisionado pela Ultratech e forçado a lutar no torneio para provar que é inferior aos humanos. E Fulgore, o protótipo de um robô criado pela Ultratech que entra no torneio para ser testado, e é claro, Eyedol, o Deus que foi libertado do Limbo. Todos eles tem seu objetivo pessoal, a exceção de Eyedol, você pode escolher qualquer um dos lutadores.

É inegável o fato de que Killer Instinct foi inspirado pelo jogo Mortal Kombat. Muitos dos elementos do clássico da Midway encontran-se neste game. Você tem nove lutadores a sua disposição, a partir daí você começa a percorrer uma torre de adversários até chegar ao inimigo final. Mas claro, antes vai ser preciso tomar e dar muita porrada até enfrentar o monstrengo final e fechar o jogo.

Os gráficos deste jogo são incríveis. Um efeito interessante que vale destacar é o da sombra. Enquanto outros jogos de luta mostravam uma imagem que lembram muito um coração como sombra no chão, em Killer Instinct os personagens realmente tem uma sombra que se move de acordo com os movimentos dos personagens. Este efeito pode parecer bem idiota hoje, mas em 1994 esses eram detalhes que impressionavam a qualquer um. Os cenários são muito bem construídos e detalhados. cada lutador tem um tema diferente no cenário. O de B.Orchid, por exemplo, é em cima de um prédio no centro da cidade, e no telão ao fundo é possível ver o símbolo da Rare ou o título do jogo. Há belos detalhes como as nuvens se movendo ao fundo, luzes de prédios, lareiras e até gotas de sangue ao chão. Os personagens também são muito bem desenhados e com belas animações. Também, um jogo feito pela mesma empresa que fez Donkey Kong Country, não se podia esperar outra coisa.

Os efeitos sonoros são incríveis. Cada personagem tem sua voz própria. Riptor tem um rugido de dinossauro muito bem elaborado, Sabrewolf faz um choro de cachorro quando está apanhando, que também caiu muito bem. Durante todo o game você houve a voz de um narrador que ficou ótima. O som dos golpes também estão excelentes.
As músicas são um show. Mais uma vez a Rare nos presenteia com uma bela trilha sonora em seus jogos. A música tema do jogo certamente ficou na memória e no coraçãos dos nostalgicos até hoje. Cada música têm uma intensidade e clima perfeitos para um game de luta, quando a luta chega ao momento de finalização a música
muda e fica mais empolgante. Um trabalho perfeito.

As lutas em si são bem legais. Neste game a coisa não consiste só em dar socos, rasteiras e magias. Temos aqui um ótimo sistema de combos em que cada personagem tem suas magias e movimentos especiais característicos. Os combos são classificados de acordo com o número de golpes. Os combos usando 4 hits são classicados como Máster Combo, 8 hits formam um Answer Combo, e existem também combos feitos com mais de 15 hits, e quem conseguir essa monstruosidade finaliza a luta na hora, conhecido como Ultra Combo. Acho que somente os mais viciados conseguem executá-lo.
Algo curioso nesse jogo é que os Rounds funcionam de forma diferente. Geralmente ao fim de um primeiro Round o segundo começa do zero. Mas não aqui. Ao fim do round a luta continua diretamente, aquele que continuo vivo ao fim do primeiro Round fica com a barra de energia do mesmo jeito, deixando as lutas mais desafiadoras.

O nome do jogo já diz tudo. É violento. mesmo que não chegue nem perto da violência presente em Mortal Kombat. O cenário de Riptor apresenta muitas gotas de sangue no chão, os personagens todos deixam cair sangue quando estão apanhando, porém cada um ao seu modo, Fulgore sendo um robô deixa cair óleo em vez de sangue. Riptor tem um sangue verde e Glaucius azul, já Spinal nem sangra, já que é um esqueleto.

Ao fim de cada luta temos o No Mercy (Ou Fatality, como ficou conhecido tais golpes depois da aparição de Mortal Kombat). Mas nenhum deles são tão violentos ou cruéis.
Killer Instinct é um jogo com dificuldade mediana, os jogadores novatos com certeza vão tomar belas surras de personagens mais “patos” como Sabrewolf. Jogadores intermediários poderão se sair bem logo de início, e os mais acostumados com jogos deste estilo irão tirar de letra, sendo que o combate final é irritante de tão difícil que é.

Enfim, não podemos classificar ao certo o nível de dificuldade. O segredo é saber pelo menos o combo mais simples de cada lutador para poder se dar bem. E como todo jogo de luta que se preze, Killer Instinct tem o modo 2 Players para que você possa dar porrada num amigo. Há também o modo Tournament, onde com apenas dois controles você pode organizar torneios com um grupo de amigos e ver quem é o melhor lutador desse massacrante torneio.

Street Fighter e Mortal Kombat que me desculpem, mas Killer Instinct sempre foi o meu jogo de luta favorito. Trazendo gráficos perfeitos, som de primeira e é claro, toda a diversão que se existe em jogar com um homem em chamas, um alien feito de gelo e um dinossauro, e ainda com a possibilidade de fazer torneiros com os amigos (quem já participou de um torneio destes nunca esquece). E de tempos em tempos você estará novamente tentando zerar este jogo, e de novo até que tenha terminado com todos os 9 lutadores.

Para quem jogou este clássico de luta da Rareware no auge de seu sucesso, com certeza a boa e velha Fita Preta marcaram boas horas de porrada no Super Nintendo.


Créditos Review: lipe_vasconcelos

Download: Clique Aqui!

Detonado: Todos os Golpes, Combos e Finish Movies: Clique Aqui!

9 comentários:

  1. concordo com vc killer Instinct e o melhor jogo de porrada ja inventado pla super nitendo eu jogo ate hoje meu personagem e o sabewolf consigo fazer 32 hit com ele

    ResponderExcluir
  2. melhor jogo que fizeram até hoje sem sombra de duvidas

    ResponderExcluir
  3. eu tenho a fita, aliás, tenho 3 no caso de uma falhar
    nunca vou enjoar desse jogo

    ResponderExcluir
  4. Ótimo post!
    Li-o escutando esta música: https://www.youtube.com/watch?v=v4EOwbV2KlM
    :P

    Esse jogo é sensacional. Concordo com você, sem dúvida o melhor jogo de luta já lançado para o nosso querido super nintendo!
    Meu personagem favorito é o Sabrewulf, mas também gosto bastante da Orchid. :)

    ps: Seu blog é épico! Continue!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns mais uma vez pelo blog! Esse jogo é demais!

    ResponderExcluir
  6. gente que blog maravilhoso to vivendo nostalgia pura...parabens pelo trabalho.....

    ResponderExcluir
  7. Killer Instinct é muito bem feito em relação ao port de arcade. Perdeu em animação e efeitos, mas está tudo lá! Ótimo game de luta, sempre aprendo algo novo até hoje!

    ResponderExcluir

Lembrando que as suas visitas e agradecimentos são o nosso incentivo, ajude-nos a divulgar o blog... A sua ajuda é muito importante para nós!! E não se esqueça de add nosso blog aos seus favoritos!