Admin On sexta-feira, 5 de junho de 2009 5 Comments

Gênero: Ação
Ano: 1993
Fabricante: Capcom 
Introdução
Numa época onde a série clássica de Mega Man ainda continuava tendo jogos lançados, a Capcom tomou uma atitude que poderia dar certo mas também acabar dando muito errado caso não fosse algo bem feito e executado: criar uma nova série utilizando o nome Mega Man. Ambas as franquias (clássica e nova) passariam no mesmo mundo, mas teriam um século de tempo separando-as. Nascia assim o primeiro game desta nova série, que recebeu o nome de Mega Man X.

Inicialmente o designer Keiji Inafune pretendia colocar o robô vermelho Zero como protagonista da nova série, mas a Capcom, temendo que os fãs fossem reclamar ao colocar um personagem tão diferente do Mega Man original como o principal da série X, acabou convencendo-o a mudar o conceito do protagonista, criando algo que se assemelhasse mais com o primeiro Mega Man, nascendo assim o personagem “X”, com Zero sendo mantido no jogo, como uma espécie de “mestre” do personagem principal. Para surpresa dos “medrosos” que haviam dentro da Capcom, Zero se tornou muito popular entre os fãs, o que fez com que a empresa criasse no futuro uma série onde ele seria o protagonista, série esta que recebeu o nome de Mega Man Zero.

Agora voltando para Mega Man X, o jogo teria que se mostrar mais empolgante e diversificado do que os games recentes da franquia clássica, pois muitos fãs reclamavam da mesmisse que imperava nesses jogos. Era preciso inovar, mas sem perder as características que fizeram da série Mega Man famosa no mundo todo. A presença do produtor Tokuro Fujiwara e do designer Keiji Inafune eram uma garantia que as características dos games clássicos não seriam deixados de lado. Mas eles seriam capazes de realmente criar um Mega Man inovador? Felizmente eles conseguiram acertar em cheio!

Antes de tudo, a história do jogo!
O game se passa no ano 21XX. Dr. Cain, um famoso arqueologista participava de uma escavação em busca do fóssil de uma planta, quando achou por acidente o antigo laboratório de Thomas Light, e para sua surpresa encontrou um robô chamado Mega Man X em uma cápsula. Mega Man X (chamado também simplesmente de ‘’X’’) possuía o poder de tomar suas próprias decisões, o que surpreendeu Cain, que decide então começar um estudo sobre X. Com o tempo, Cain conseguiu fabricar seus próprios robôs, baseados no projeto de X, chamados de Reploids.

Mas, de alguma forma, muitos dos Reploids criados por Cain começaram a se rebelar atacando os humanos. Esses reploids foram chamados de Mavericks. Com isto foi criado os Mavericks Hunters, um grupo formado por Reploids, que deveria combater os reploids rebeldes.

Sigma, um reploid de grandes capacidades, foi escolhido para ser o líder dos Mavericks Hunters. Ele era um líder nato, e trouxe grandes vitórias para o lado dos Reploids. Mas, a partir de um certo evento, Sigma começou a se comportar de forma estranha. Não muito tempo depois, Sigma, o líder dos Mavericks Hunters se tornou ele mesmo um Maverick! Como possuía uma grande inteligência e influência sobre muitos dos reploids, o agora vilão conseguiu facilmente um grande exercíto de fíeis seguidores ao seu dispor. Sigma, julgando os reploids como superiores aos humanos, decide então atacar a raça humana com força total!

A última esperança de salvação dos humanos agora reside em dois Mavericks Hunters: o misterioso Zero e o determinado X. Unindo suas forças, os dois desafiam Sigma e seus seguidores, começando assim os eventos de Mega Man X.

Inovador e mais poderoso!
Tudo o que deu certo nos games clássicos da franquia Mega Man estavam presentes em Mega Man X, como a possibilidade de se escolher em qual fase jogar (apesar de que aqui é obrigatório passar antes uma primeira fase, que serve mais como uma introdução ao game), e o fato do personagem principal ganhar os poderes dos inimigos vencidos. Mas Tokuro Fujiwara e sua equipe foram um pouco mais longe desta vez, permitindo que fases já vencidas pudessem ser revisitadas, algo necessário para se pegar certos itens e acessórios especiais.

X inicialmente é um robô bem simples, tal qual o Mega Man da série clássica, mas ele poderia se tornar mais poderoso ao coletar todas as partes de uma espécie de armadura robótica. A armadura é composta de quatro partes, e elas ficam escondidas em certas fases do game, em capsúlas, onde um holograma do falecido Dr. Thomas Light explica para X a função de cada uma dessas partes: as botas permitem que X possa executar um “Dash”, que o deixa mais ágil, e também permite que ele execute saltos mais longos; o capacete permite que X seja capaz de quebrar algumas pedras com a sua cabeça; os punhos melhoram/aumentam o poder do X-Buster; e o peitoral faz com que X perca menos pontos de energia quando é atingido por algum inimigo.

Ainda nas capsúlas deixadas por Dr. Thomas Light, X pode adquirir um poder essencial para facilitar sua vitória frente as forças do mal: o Hadouken, o mesmo poder dos personagens Ken e Ryu da série Street Fighter e que pode ser executado somente quando X está com sua barra de energia completamente cheia. O Hadouken é a arma mais poderosa do game, sendo capaz de vencer os chefes com apenas um golpe.

Como já mencionado, o jogador que quiser deixar X com seu poder máximo, terá que revisitar fases já concluídas para ir atrás de itens especiais. Certos itens só podem ser conseguidos quando se obtém certos acessórios, armas ou partes da armadura robótica, fazendo com que o “vai e vem” nas fases seja algo necessário para deixar o protagonista com força total para encarar o poderoso Sigma. Os itens que deixam X mais forte são o Health Tank, que aumenta a quantidade de pontos de vida do herói; e o Sub Tank, que servem como uma espécia de energia reserva para X.

Gráficos e Sonoridade
Mega Man X traz gráficos muito bonitos, com cenários futurísticos cheios de detalhes e bem diversificados uns dos outros. O design dos personagens e inimigos que povoam o game não poderiam ser melhor, mostrando mais uma vez o grande talento de Keiji Inafune. O game traz cores mais escuras, fugindo do padrão mais infantilizado dos jogos da série clássica. Os chefes são um show a parte: cada robô é baseado em um animal, e possuem portanto características únicas.

Os efeitos sonoros são todos muito bem feitos, trazendo sons bem bacanas e totalmente condizentes com o clima do game. A não existência de um único efeito sonoro irritante durante todo o jogo, é algo digno de palmas para a equipe do game.

As músicas de Mega Man X são excelentes! A série clássica já tinha mostrado grandes composições, mas parece que a Capcom quis elevar ainda mais o nível em sua nova série. Contando com uma verdadeira equipe de 5 compositores, Mega Man X tem uma trilha sonora inspiradíssima, cheia de temas memoráveis, daqueles que grudam em sua mente e não saem nunca mais! Chega a ser até difícil destacar um tema dentre tantos de alto nível que o jogo possui. Mega Man X é um daqueles games que merecem ser jogados em um volume bem alto… para terror dos vizinhos!

Jogabilidade e Dificuldade
A jogabilidade é muito boa, com todos os comandos respondendo bem, sem atrasos. O botão direcional movimenta o herói de maneira perfeita pela tela do game, e todos os botões do controle, exceto o botão X, possuem suas funções: o botão A executa o Dash (após pegar as botas da armadura robótica) e confirma as seleções na tela de menu; o botão B executa o pulo e cancela as seleções na tela de menu; o botão Y permite o uso do X-Buster ou da arma que o jogador selecionar; e os botões L e R servem para selecionar as armas que são conquistadas ao se derrotar os chefes do jogo. O botão Start além de pausar o game traz na tela um menu com várias opções.

Mega Man X não traz o mesmo nível de dificuldade dos games da série clássica, mas também está longe de ser um jogo fácil. Muitas fases estão repletas de armadilhas e inimigos muitas vezes complicados de serem vencidos. Em relação aos chefes do game vale a regra já presente na série clássica: todos possuem seus pontos fracos, e a melhor maneira de derrotá-los é fazer o uso das armas que mais danos causam em cada um deles. Se o jogador conseguir pegar o Hadouken, poderá passar pela “reprise” de chefes que ocorre nas fases finais com mais facilidade, já que bastará um tiro certeiro para transformar os chefes em pilhas de sucata!

A batalha final contra Sigma é a parte mais complicada do jogo, pois você tem que enfrentar três batalhas seguidas: a primeira contra o “robô de extimação” de Sigma; depois o próprio armado com uma espada laser; e por último a cabeça de Sigma que se une a um corpo robótico gigantesco.

Nas duas primeiras batalhas fazendo o uso do Hadouken você passa por elas em questão de segundos, mas na última, a posição da cabeça de Sigma não permite que ela seja alcançada pelo Hadouken, o que torna a batalha mais difícil. Talvez até exista uma forma de vencer esta última batalha com a magia de Ken e Ryu, mas eu pelo menos nunca consegui fazer isso.

Conclusão
Mega Man X conseguiu cumprir com méritos sua missão: renovou um esquema que já estava se tornando repetitivo e deu início a mais uma franquia de sucesso da Capcom. Conseguiu agradar praticamente a todos os fãs da série clássica ao mesmo tempo que trouxe novos seguidores.

Em 1995 foi lançada uma versão do game para o computador IBM PC, mas que acabou ficando inferior se comparada com a versão do Super NES. Já durante os anos de 2005/2006 foi lançado um remake de Mega Man X para o console PlayStation Portable, que recebeu o título de Mega Man Maverick Hunter X, trazendo algumas modificações e novidades, como gráficos refeitos em 3D mas mantendo a jogabilidade original; músicas remixadas; a possibilidade de controlar o personagem Vile após terminar o jogo; e a adição de vários vídeos.

Apesar do remake, os saudosistas de plantão com certeza preferem o game original, e muitos consideram Mega Man X como um dos melhores games lançados dentro da 4ª geração de consoles. Nada mais do que digno, para um game divertido e viciante como Mega Man X!


Créditos review: André Breder


Download (rom em português)[MediaFire]: Clique Aqui!
Download (rom em português)[MEGA]: Clique Aqui!

5 comentários:

  1. tenho 31 anos e ainda jogo megaman x,descrição do jogo é nota 10!!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo trabalho de vocês. Sou fã da franquia MegaMan X, principalmente os jogos de Super Nintendo. Sempre que posso revisito um dos títulos. O que eu costumo jogar mais é o X3.

    ResponderExcluir

Lembrando que as suas visitas e agradecimentos são o nosso incentivo, ajude-nos a divulgar o blog... A sua ajuda é muito importante para nós!! E não se esqueça de add nosso blog aos seus favoritos!